sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PROGRAMAÇÂO CLP


Dia 29 | Sexta-feira

Auditório

18h00

Conferência

Revolta de 31 de Janeiro



Pelo Prof. Helder Pacheco.



No próximo dia 31 de Janeiro assinala-se o aniversário da revolta que um punhado de homens, comandados por: capitão Leitão, tenente Coelho e alferes Malheiro, prepararam, para dar expressão cívica ao sobressalto patriótico provocado na população pelo Ultimato inglês de 1890. Afronta que viria popularizar o movimento republicano e serviria para despoletar como "verdadeiro acto de impaciência" nacional a Revolução do Porto, preparada pelo menos a partir de Setembro de 1890 através de reuniões de sargentos e cabos, nas instalações do jornal "A República Portuguesa".



No final, o defensor deixaria o juízo vindouro sobre os acontecimentos: “Por tão acumuladas razões vós haveis de ser clementíssimos para tantos infelizes. E que razão há para o não serdes? Vós julgais, mas a História vos julgará...” Com efeito, dezanove anos depois, a República vingaria, mas o tempo não apagaria o sofrimento dos obreiros da revolta. Hoje, em país conquistado pelo materialismo rasteiro e sem memória, trago à lembrança a dignidade destes homens, em cujo horizonte estava uma pátria melhor.

E recordo a frase, lacónica e tão bela, do monumento que lhes foi dedicado no Prado do Repouso: ”31 de Janeiro de 1891: aos vencidos.”



Excerto do texto de Helder Pacheco no JN de quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2001


Cave 21h30

XaTa - espectáculo de leituras encenadas
Org.: Associação Cultural Tenda de Saias.



Piano-bar 23h00

Jazz no Clube

Isabel Ventura Trio



Isabel Ventura (voz)
Marco Figueiredo (piano)
José Fidalgo (contrabaixo)



Tributo a Duke
Duke Ellington é considerado um dos maiores compositores de Jazz americano, para além de ter sido um pianista dotado.
A sua música marcou fortemente as décadas de 20 a 60 e ainda hoje a sua influencia é considerável.
Isabel Ventura, Marco Figueiredo e José Fidalgo, três nomes com grande experiência musical em diversas áreas, juntam-se neste concerto para recordar esta “Lenda do Jazz“.
Vão recriar, num espectáculo envolvente, alguns dos clássicos mais notáveis de “Duke”. In a Mellow Tone, Sophisticated Lady, In a Sentimental Mood, Caravan, disso são exemplo.

Nenhum comentário: