segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O LABIRINTO DA MORTE


O LABIRINTO DA MORTE
de Ariana Franklin


Páginas:368

Quem não perde um episódio do seriado CSI Las Vegas ou acompanha as aventuras de médicos-legistas convertidos em detetives de romances policiais vai se deliciar com o novo romance da inglesa Ariana Franklin, autora de A mulher que desvendava a morte, também lançado no Brasil pela Rocco. Porém, há um pequeno diferencial que torna os livros da escritora britânica muito mais instigantes do que qualquer série de televisão: as histórias se passam em plena Idade Média, na Inglaterra do século XII. Baseada em ampla pesquisa, a autora descobriu que a Escola de Medicina de Salerno, que, na época, pertencia ao reino da Sicília, realmente formava mulheres, e foi lá que recrutou sua protagonista, Adélia Aguilar, envolvida numa nova série de crimes no lançamento O labirinto da morte.

Depois de solucionar o caso de quatro crianças mortas em Cambridge, a italiana Adélia é forçada pelo rei Henrique II a permanecer na Inglaterra. Expulsa da cidade pelos invejosos médicos locais, que não suportaram ver uma mulher com talento para a profissão, ela buscou refúgio na região pantanosa de Fens. Ao seu lado, os amigos Mansur e Gyltha, o cachorro Guardião e seu maior tesouro – a pequena Allie, fruto de seu romance com Rowley, nomeado bispo de St. Albans há pouco mais de um ano.

A vida parecia ter voltado aos eixos para Adélia quando Rowley rompe o silêncio entre os dois e manda buscá-la, sob as ordens do rei, para investigar uma tentativa de assassinato perto de Oxford. Em sua nova missão, a legista precisa descobrir o assassino de Rosamunda Clifford, a amante favorita do rei Henrique II. A presença de Adélia é exigida porque o desdobramento desse crime poderia resultar em uma nova guerra civil na Inglaterra. Afinal, como fizeram a rainha Matilda e o rei Estevão, muitos anos antes, Henrique II e sua mulher, Leonor, estão prestes a se enfrentar, já que a esposa traída é a principal suspeita do crime.

Relutante, Adélia concorda em acompanhar o bispo, desde que possa levar Mansur, Gyltha, Allie e Guardião. Mas quando a comitiva se aproxima do convento de Godstow, onde deveria descansar antes de seguir para a residência de Rosamunda Clifford, encontra uma surpresa: o corpo de um jovem, abandonado de forma a parecer morto por ladrões. A partir daí, Adélia é envolvida em uma rede de mistério e morte que desafia sua inteligência e pode colocar em risco sua vida e a de todos os que ela ama.

Intriga política, romances proibidos e assassinatos são os elementos de O labirinto da morte, que mistura personagens históricos e fictícios em uma narrativa repleta de surpresas que prende a atenção dos leitores da primeira à última página.

UM LANÇAMENTO


Nenhum comentário: