sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mestres da cultura popular se reúnem

Mestres da cultura popular se reúnem em

Limoeiro do Norte no V Encontro Mestres do Mundo


O sertão cearense será novamente palco de uma das mais belas e ricas uniões de manifestações culturais das raízes brasileiras e internacionais. De 17 a 20 de março de 2010, o município de Limoeiro do Norte, localizado no Vale do Jaguaribe, a 198 quilômetros de Fortaleza, se tornará a capital da Cultura Popular ao reunir cerca de 150 Mestres da Cultura brasileira e latino-americana durante o V Encontro Mestres do Mundo. Com o tema “Folias e Brincadeiras”, o evento irá promover apresentações de agentes mantenedores de diversas tradições populares.

Nos quatro dias do evento, os mestres das culturas populares se reunirão para apresentações e trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres, reunindo em um único local uma grande diversidade de tradições vindas de várias regiões brasileiras e de outros países. Estão programadas oficinas e seminários em equipamentos culturais da cidade, além de apresentações artísticas em palcos montados na Praça da Igreja Matriz. Os Mestres da Cultura convidados se dividem em cinco categorias: das Mãos (artesãos, bordadeiras, gravadores etc); do Corpo (dança, teatro e performances tradicionais); do Sagrado (penitentes, rezadeiras, profetas da chuva, entre outros); do Som (músicos, instrumentistas, luthiers); e da Oralidade (contadores de história, poetas, cordelistas e repentistas).

A programação do evento reserva três momentos distintos diariamente. As manhãs são dedicadas às Rodas de Mestres, um diálogo entre os mestres (locais, regionais, nacionais e internacionais) sobre suas tradições, percepções e vivências. No período da tarde, acontecem os Relatos de Experiência, onde são apresentadas as vivências dos Mestres. As noites serão dedicadas às apresentações artísticas voltadas ao público.

O Encontro terá ainda atividades como a Ação Griô, que discutirá Os Saberes Ancestrais; o Encontro Pedagógico de Educação Patrimonial, a Universidade dos Mestres e outras apresentações artísticas.

Mestres da Cultura no Ceará

O Ceará é referência entre os estados brasileiros em políticas de preservação do patrimônio imaterial. Ganhou prêmio nacional do Ministério da Cultura pela sua legislação dos Tesouros Vivos, que diploma mestres e os premia com salário mínimo mensal (temporário e vitalício). Atualmente, o Ceará possui 50 Mestres da Cultura vivos. O Edital 2009 disponibilizará outras sete vagas, totalizando a marca de 57 mestres titulados por lei. Além dos mestres, o edital prevê duas vagas para registro de grupos e duas vagas para registro de coletividade.

Para se juntar aos Mestres cearenses, o V Encontro Mestres do Mundo trará três Mestres de cada Estado do Brasil contemplados pelo prêmio Culturas Populares do MinC para este intercâmbio.

A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e Prefeitura de Limoeiro do Norte.



V Encontro Mestres do Mundo

Local: Limoeiro do Norte - CE

Data: 17 a 20 de março de 2010

Nenhum comentário: