segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Substitutos

Substitutos
de Robert Venditti e
Brett Weldele

Escrita por Robert Venditti e desenhada por Brett Weldele, Substitutos, é uma das histórias em quadrinhos que teve maior repercussão nos Estados Unidos nos últimos tempos. Isso se deve em muito ao fato dela ter dado origem a um filme de mesmo nome estrelado por Bruce Willis.

O ponto central da história, que se passa em Central Georgia Metropolis em 2054, são os Substitutos, uma combinação de robôs e inteligência artificial que permite que as pessoas vivam suas vidas sem correr nenhum risco. Os Substitutos funcionam como corpos remotos, equipados com sistemas de realimentação sensorial que permitem que o proprietário/operador controle o substituto como se ele estivesse presente no local. Quinze anos antes da história começar, havia um movimento anti-substitutos, comandado por Zaire Powel III, conhecido por seus seguidores como "O Profeta". Eles agora ocupam uma reserva a uma distância razoável do centro da cidade, e ainda pregam contra os substitutos.

De repente, alguém ou alguma coisa começa a destruir os substitutos eletrocutando-os. Esta entidade consegue roubar um protótipo de um novo chip que além de possibilitar a criação de características novas e mais avançadas características para os Substitutos, resolve problemas que existiam anteriormente é roubado. E essa pessoa, ou o que quer que ela seja, roubou um disco com o software para o chip. O Detetive Harvey Greer e o Sargento Pete Ford se vêem de repente com um pesadelo nas mãos: um tecno-terrorista que aparentemente está utilizando um Substituto "envenenado" para por um fim à era dos Substitutos.

O livro inclui textos extras no final de cada capítulo: um artigo de uma revista de cibernética, a transcrição de uma entrevista com o Profeta, um artigo de jornal sobre o acordo que pôs fim à rebelião e anúncios da Virtual Self, o fabricante dos Substitutos.

A seção bônus é realmente um bônus. Existe uma galeria de capas das revistas, um trecho do roteiro com um parágrafo curto de Venditti fazendo comentários sobre a transformação do roteiro no visual final do livro, e algumas amostras dos sketches de Weldele, com notas sobre os vários meios (manuais e digitais) usados para produzir a arte final, uma seção sobre a campanha publicitária da VSI e como ela foi desenvolvida e uma galeria de personagens desenhados por diversos artistas.




"Uma crítica brilhantemente sombria"
— Entertainment Weekly

Os Autores

Brett Weldele nasceu em Great Falls, Montana. Ele estudou no Savannah College of Art and Design onde se formou em Arte Sequencial.

Desde que entrou em cena na aurora do novo milênio, este pintor indicado ao Prêmio Eisner tem trabalhado sem parar. Seu trabalho já cobriu uma ampla gama de gêneros, incluindo histórias policiais, ficção científica e super-heróis, em histórias produzidas para a Marvel, Top Shelf, Oni Press, Image, Graphitti Designs, AiT e Zenescope. Sua fusão de caneta técnica, fotocópia e pintura chamou a atenção dos fãs e críticos.

Entre seus projetos recentes incluem-se as edições especiais dos filmes Southland Tales: The Prequel Saga e Se7en: Wrath. Um adepto fanático de tecnologia musical, o versátil Weldele mora no norte da Califórnia e passa seu tempo livre compondo "blues/tronica" experimental no seu Mac.


Robert Venditti nasceu no Memorial Hospital e passou a infância em Hollywood, e em Pembroke Pines, Flórida. Quando tinha dezoito anos de idade, mudou-se para Gainsvelle para fazer faculdade; depois do que ele trabalhou como escriturário em um escritório de advocacia no sul da Flórida com a intenção de se transformar num advogado. Mais tarde, depois de desistir da carreira de advogado, ele trabalhou como motorista de um caminhão de combustível, até voltar para a faculdade na University of Central Florida.

Enquanto estudava, trabalhou na Borders de Winter Park, onde seu interesse pelos quadrinhos foi despertado por um cliente regular da loja que insistiu que ele lesse Astro City do Kurt Busiek o que acabou convencendo-o a tentar construir uma carreira em torno dos quadrinhos.

Depois de conhecer o editor Chris Staros em 2002, Venditti começou a trabalhar no departamento de correspondência da Top Shelf, com a intenção de crescer dentro da empresa. Em dezembro do mesmo ano, Robert apresentou seu projeto intitulado The Surrogate para Staros, na esperança de que seu trabalho fosse passado adiante para alguém que estivesse interessado em publica-lo. Ao invés disso, a Top Shelf resolveu manter o trabalho consigo e publicar o primeiro livro em julho de 2005.

Venditti mora em Atlanta, onde continua a escrever histórias em quadrinhos. Seu trabalho mais recente é Substitutos: Carne e Osso, uma história que se passa antes dos acontecimentos desta aclamada série de ficção científica.



Assista o trailer do filme estrelado por Bruce Willis.




UM LANÇAMENTO



Nenhum comentário: