sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Renomado violonista argentino faz apresentação gratuita em BH

Víctor Pellegrini traz homenagem ao compositor cubano Leo Brouwer, além de revisitar peças clássicas de autores europeus e sul americanos

Na próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro, o violonista argentino Víctor Pellegrini se apresenta em Belo Horizonte em homenagem ao músico cubano Leo Brouwer, que comemorou 70 anos em 2009. A apresentação faz parte do Guitarríssimo, projeto mensal idealizado pelo Instituto Cervantes que traz à capital mineira renomados violonistas internacionais, que vêm de países que falam a língua espanhola. Em espanhol, guitarra significa violão.

A apresentação de Víctor Pellegrini consistirá em duas partes. Na primeira, Pellegrini fará uma pequena homenagem a diversos compositores eruditos, como o francês Claude Debussy, o russo Igor Stravinsky, o brasileiro Heitor Villa-Lobos, além de outros autores. A segunda parte traz várias obras cubanas, como a canção “Rito de los Orishas”, que dá nome à apresentação de Pellegrini e é uma composição de Leo Brouwer, homenageado da noite. O violonista argentino encerrará a noite com a música “Elogio de la danza”, também composta pelo cubano.

Carreira
Amplamente reconhecido e premiado em concursos internacionais de violão na Espanha, Venezuela e Cuba, Víctor Pellegrini está entre os violonistas mais profissionais e completos da sua geração. O músico já se apresentou em diversos países nas Américas e na Europa, além de ter se destacado junto a orquestras sinfônicas da Suíça, Venezuela, Hungria, Suíça, México e Cuba.

O músico geralmente apresenta obras americanas e europeias dos séculos XX E XXI, e cultiva um interesse particular pelas composições para violão e câmara de Leo Brouwer. Víctor Pellegrini já gravou uma dezena de discos na Itália, Porto Rico, México, Venezuela e Cuba.

Esta edição do Guitarríssimo está sendo realizada, mais uma vez, em parceria com o Museu Histórico Abílio Barreto, que viabiliza o espaço para as apresentações que fazem parte do projeto.

Serviço

Víctor Pellegrini – Concerto Rito de los Orishas

Data: Dia 14 de dezembro, segunda-feira

Horário: 20 horas

Local: Museu Histórico Abílio Barreto - Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim

Informações: Secretaria do Instituto Cervantes, (31) 3789-1600

Entrada Franca

Nenhum comentário: