quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello

Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello
Coleção Intelectuais do Brasil

Lilia Moritz Schwarcz (org.)


Páginas: 208

Já falamos aqui sobre esse fantástico intelectual que é Evaldo Cabral de Mello, um incansável historiador a desvendar as verdades brasileiras, mas não custa recomendar este livro com cinco ensaios sobre sua obra. (E.C.)


Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello dedica-se à análise da obra do historiador pernambucano. O conjunto de textos aqui apresentados, a saber, cinco ensaios de especialistas, entrevista e comentários do autor, convidam o leitor a aventurar-se pela obra desse intelectual que é, a um só tempo, narrativa, inovadora e interpretativa da história colonial de Pernambuco e da tradição regionalista.


Dedicado à análise da obra do historiador pernambucano (Recife, 1936), Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello traz cinco ensaios de especialistas, entrevista e comentários do autor. Cabral de Mello, doutor por notório saber pela Universidade de São Paulo, notabilizou-se pela interpretação inovadora da história colonial de Pernambuco e da tradição regionalista, em livros como A Fronda dos mazombos: nobres contra mascates, 1666-1715, de 1995, e O negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669, lançado em 1998.

A coleção Intelectuais do Brasil, da Editora da UFMG e da Editora Fundação Perseu Abramo, busca a cada volume estabelecer um diálogo sistemático, crítico e pluralista com um autor da geração de intelectuais brasileiros que formaram, em grande medida, a partir do pós-1964, uma obra de interpretação do país. Embora privilegie as obras de pensamento, que hoje comparecem com centralidade nos currículos universitários, abrigará também o estudo das obras dos grandes criadores da arte brasileira contemporânea que iluminam a sensibilidade, a imaginação e a compreensão do Brasil.

Dirigida por Wander Melo Miranda e Nilmário Miranda, Heloísa Starling e Juarez Guimarães, a coleção se inicia com o lançamento de livros sobre Evaldo Cabral de Mello (organizado por Lilia Schwarcz), Boris Fausto (organizado por Ângela de Castro Gomes) e Silviano Santiago (organizado por Eneida Leal Cunha).

UM LANÇAMENTO








co-edição UFMG

Nenhum comentário: