segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

HOTEL MUNDO

HOTEL MUNDO
de Ali Smith



Após um acidente fatal com o elevador utilizado para transportar bandejas de um andar a outro do Hotel Global, o fantasma da camareira Sara Wilb passa a vagar por uma cidade inglesa indefinida, tentando recordar sensações e detalhes do passado, em particular a duração exata da queda que a levara à morte. O episódio tragicômico e suas consequências costuram a narrativa com as histórias de outras quatro mulheres, que por motivos diversos transitam pelo hotel: Claire, a irmã caçula de Sara; Lise, a recepcionista; a moradora de rua Else; e Penny, redatora de um guia de hotéis.

Dando a cada capítulo uma forma particular que abarca diferentes visões de mundo, a autora mergulha no fluxo de consciência de suas protagonistas, revelando fatos que parecem surgir do próprio ato de narrar. O limite poroso entre o isolamento e a convivência é um tema onipresente que se desdobra em episódios marcantes, como aquele em que o fantasma da camareira desce ao próprio túmulo para ouvir do cadáver suas lembranças de uma vida outrora compartilhada, memórias de um tempo em que eram uma só pessoa.

A um tempo inventivo e comovente, o romance é uma meditação sobre os fios invisíveis que nos ligam, de igual forma, aos vivos e aos mortos, aos desconhecidos e às pessoas que mais amamos.

Hotel mundo foi indicado a diversos prêmios importantes no ano de seu lançamento, entre eles o Booker Prize e o Orange Prize, e foi agraciado com o Scottish Arts Council Book of the Year Award 2002.

Leia um trecho em pdf

A AUTORA

Ali Smith (Inverness, 1962) é uma escritora escocesa.
Nascido no seio de uma família de classe-média de Inverness, vive hoje em Cambridge. Estudou em Aberdeen e, mais tarde em Cambridge, onde nunca chegou a concluir ou doutoramento. Numa entrevista de 2004 à revista Mslexia, falou do seu sofrimento devido ao síndroma de fadiga crónico e de como tinha deixado de leccionar na Universidade de Strathclyde para se focar naquilo que realmente gostava: escrever. Abertamente homossexual, vive com a sua parceira Sarah Wood há cerca de 20 anos.

Bibliografia

* 2007 - Girl Meets Boy
* 2004 - The Accidental
* 2001 - Hotel World

Contos

* 2003 - The Whole Story and Other Stories
* 1999 - Other Stories and Other Stories
* 1995 - Free Love and Other Stories
* 1997 - Like

Prémios

* Girl Meets Boy
o Livro do Ano, Diva Magazine
* The Accidental
o Nomeado para o Man Booker Prize e para o Orange Prize for Fiction. Venceu o Whitbread Novel of the Year.
* Hotel World
o Nomeado para o Man Booker Prize e para o Orange Prize for Fiction. Venceu o Encore Award, a Scottish Arts Council Book Award e o inaugural Scottish Arts Council Book of the Year Award.

UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: