terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Assunto de Família

Assunto de Família

Roteiro & Arte: Will Eisner


PARA LEITORES ADULTOS

Uma obra-prima vigorosa e pungente de Will Eisner, o pai da graphic novel e o criador de The Spirit!

Famílias são fisicamente indistinguíveis umas das outras. Elas não usam insígnias. Elas são, afinal de contas, unidades tribais cujos membros estão lá graças a um evento biológico. E elas são unidas por um núcleo magnético que, às vezes, não parece ser nem amor, nem lealdade.

Em um período de vinte e quatro horas, os segredos mais sombrios de uma família são revelados. Em um período de vinte e quatro horas, memórias há muito suprimidas vêm à tona – traição, depravação, ganância, incesto e coisas ainda piores. Em um período de vinte e quatro horas, uma família estremecida se reúne, simplesmente para ser destroçada. Em um período de vinte e quatro horas, conheça uma família que poderia viver na casa ao lado – ou, até mesmo, ser a sua própria família.





O AUTOR

Will Eisner nasceu na cidade de Nova York, em 06 de Maio de 1917. Ingressou no mercado de quadrinhos em 1936, após cursar a New York Art Students League. Com seu sócio, S.M. Iger, fundou um estúdio que produziu revistas para várias editoras.

Uma dessas revistas foi a edição de Setembro de 1938 de Jumbo Comics, que trazia a primeira aventura de Sheena, a Rainha das Selvas.

Nesta época muito fértil para os quadrinhos, Eisner criaria vários heróis, como O Gavião dos Mares, Tio Sam, Sr. Místico e K-5. Seu personagem mais conhecido, contudo, surgiria em 1940, numa revista distribuída aos Domingos junto com vários jornais.

Era Spirit, um mascarado que não possuía superpoderes, mas combatia o crime apenas os punhos e a inteligência. Na revista, Eisner usava uma técnica singular que apresentava iluminação e enquadramentos inspirados no expressionismo alemão.

Apesar do clima a primeira vista um tanto sombrio que as histórias traziam, todas eram recheadas com o mais fino humor e ironia, o que contribuiu para que The Spirit fosse considerada uma das séries em quadrinhos mais importantes de todos os tempos.

Eisner foi fundador da American Visual Corporation, que produziria quadrinhos educacionais entre os anos 50 e 70. Em 1978, ele publicou Um Contrato Com Deus, com o qual foi inventado o termo "graphic novel". Entre as honras que recebeu, está a criação de um troféu com o seu nome, que premia anualmente os profissionais que mais se destacaram nos quadrinhos.

Embora as aventuras do Spirit ainda sejam republicadas no mundo todo, Will Eisner tem se dedicado apenas a graphic novels com temas mais realistas, como No Coração da Tempestade, O Último Dia no Vietnã e, mais recentemente, O Nome do Jogo. Além das suas premiadas graphic novels, ele também é o autor do importante estudo Quadrinhos e Arte Seqüencial.

Considerado o artista mais importante dos quadrinhos e da cultura pop do século XX, Eisner faleceu no dia 3 de janeiro de 2005, aos 87 anos de idade, após complicações pós-operatórias do implante de quatro pontes de safena feito em 22 de Dezembro de 2004.
Will Eisner

Não houve nenhum funeral a pedido do próprio Eisner, pois, segundo sua esposa Ann, ele os detestava. Ele foi enterrado ao lado de sua filha, falecida em 1969, vítima de câncer.

Sua morte deixa órfã toda uma legião infindável de leitores e admiradores de sua obra magnífica que influenciou gerações no mundo todo, pois foi graças à sua genialidade e ao seu talento que as histórias em quadrinhos passaram a ser reconhecidas como uma forma de arte num termo que ele próprio cunhou: Arte Seqüencial.

Mas a criatividade do mestre Will Eisner esteve presente em cada quadrinho, desenho ou palavra das histórias que ele nos presenteou nesses anos todos.

Sua criação mais famosa, o personagem Spirit, continua sendo apontada como uma das mais originais e influentes de todos os tempos, além de ter sido um marco para o surgimento das revistas em quadrinhos.

Os Quadrinhos sofreram uma perda insubstituível com sua morte, e ele ainda continuava trabalhando ativamente em seu estúdio na Flórida, EUA. Sua morte será sentida por todos nós, mas ele jamais será esquecido.

UM LANÇAMENTO






Nenhum comentário: