quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tocaia

Tocaia
E Outros Quadrinhos

de GILBERTO MARINGONI


112 pág.

Conheci Maringoni em tempos bicudos, quando desenhava fazendo politica (social, sindical, e outros als). Tema nunca foi problema para ele, e tudo tirava de letra ou de pena ou de nanquim. Desenhava parecendo um arquiteto que queria voar, ou seria um aviador querendo construir castelos no ar...? Nem sei mais, o que sei é que ele é genial e este livro, é meu e não empresto pra ninguém. Vale a pena você também comprar o seu. (E.C.)

As quatorze histórias que formam este livro foram produzidas por Gilberto Maringoni entre 1989 e 2002. Elas saíram em publicações diferentes como CartaCapital, Kyx-93, Lúcifer, Metal Pesado, Panacéia, Front (todas no Brasil), Fluide Glacial (França), Orme (Itália), Seleções BD (Portugal) e ConSequencias (Espanha). São trabalhos realizados enquanto o autor desenvolvia atividades de jornalista, chargista, editor gráfico, pesquisador e militante político. Como toda coletânea, o material aqui reunido tem em comum o fato de ser obra de um mesmo autor, mas expressa momentos diversos, pesquisas formais e estéticas distintas e expectativas variadas.

Você poderá ver as mudanças de técnicas gráficas empregadas nas histórias no decorrer do tempo. No final da edição, você poderá ler as curiosidades e os comentários de Maringoni sobre cada uma delas. Ao invés de organizar as histórias em ordem cronológica, o autor resolveu agrupá-las por assuntos e criar uma narrativa mais ou menos lógica, envolvendo temas como cidade, violência, vida pessoal e aviação.

O primeiro e o último item refletem as insatisfações de um arquiteto e de um piloto frustrado. As outras duas são dinâmicas para lá de familiares à maioria das pessoas. Nada aqui tem contra-indicações, nem bula e nem necessita de receita médica. O mais fica por contado gosto de cada um.

O Autor

GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA é jornalista, doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006) e graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (1986). Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina contemporânea, História da imprensa e História do Brasil Império.

Tem estudos focados nos temas: imprensa, escravidão, relações internacionais, endividamento público e modelos de desenvolvimento. É autor de oito livros, entre eles Barão de Mauá, o empreendedor (Aori, 2007), A Venezuela que se inventa - poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004) e A revolução venezuelana (Edunesp, 2009).

É professor de jornalismo na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em São Paulo e bolsista do Programa Nacional de Pesquisas Econômicas (PNPE) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).


UM LANÇAMENTO



Nenhum comentário: