quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Obra reúne textos teatrais inéditos de autores curitibanos


A Fundação Cultural de Curitiba lança a obra “Dramaturgias Curitibanas 2008”, financiada pelo Fundo Municipal da Cultura. O lançamento acontece durante o evento “Conexões Teatrais”, neste sábado (7), no Teatro Novelas Curitibanas.

Profissionais do teatro paranaense estarão reunidos no evento “Conexões Teatrais”, neste sábado (7), a partir das 19h, no Teatro Novelas Curitibanas. A programação inclui o lançamento dos livros “Dramaturgias Curitibanas 2008” e “Companhia do Abração, uma pequena história”, a apresentação e distribuição do Anuário do Teatro Curitibano 2008 (em formato eletrônico), a exibição do vídeo “Conversas do Silêncio” e uma mostra do processo de trabalho da Pausa Companhia de Teatro.

O Teatro Novelas Curitibanas será palco para a sessão de autógrafos do livro “Dramaturgias Curitibanas 2008”, que reúne cinco textos inéditos de autores curitibanos: “O caminho dos girassóis”, de Fátima Ortiz; “Seance – As algemas de Houdini”, de Paulo Biscaia; “Um herói de quebra-cabeças”, de Leandro Borgonha da Silva; “Tempo”, de Renato Perré; e “A triste história de Hanna Kowalick, a bruxa de Curytiba”, de Enéas Lour. Os textos da obra, editada pela Fundação Cultural de Curitiba com recursos do Fundo Municipal da Cultura, foram selecionados por meio do Edital Oraci Gemba de Literatura Dramática.

O Anuário do Teatro Curitibano é organizado todos os anos, desde 2001, pela Fundação Cultural de Curitiba. Pela primeira vez ele está sendo distribuído em formato eletrônico, contendo fotos e informações sobre todos os espetáculos feitos e apresentados pelas companhias de teatro de Curitiba, em 2008. O anuário traz também os indicados e premiados no Troféu Gralha Azul, principal premiação oferecida aos profissionais do teatro do Paraná. A versão impressa será lançada até o final deste ano.

Uma das companhias mais atuantes de Curitiba na área do teatro infantil agora tem a sua trajetória registrada em livro. “Cia do Abração, uma pequena história” descreve os cinco espetáculos montados pelo grupo, como nasceu e quais foram suas propostas. O livro é de autoria de Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira, com redação de Francisco Cardoso.

A programação também inclui a exibição do vídeo “Conversas do Silêncio”, que mostra o trabalho do grupo Antropofocus em torno do projeto “Psiu – A dramaturgia do silêncio”. Nessa pesquisa, o grupo dedicou-se ao conhecimento do corpo do ator, da comunicação sem palavras, das possibilidades que se abrem quando a palavra não é usada.

A Pausa Companhia de Teatro faz uma demonstração do seu processo de criação e produção teatral, apresentando o seu projeto de pesquisa “Um diálogo com Machado”, contemplado em edital da Fundação Cultural de Curitiba. A companhia selecionou textos de Machado de Assis, focando alguns temas que encontravam eco em outros autores. A intenção é que o breve contato do público com essas obras possa levar a reflexões, assim como vem acontecendo com o grupo.

Serviço:

Conexões Teatrais

Local: Teatro Novelas Curitibanas – Rua Carlos Cavalcanti, 1.222

Data: 7 de novembro de 2009 (sábado), a partir das 19h

Entrada franca

Programação

19h às 22h - Térreo

Noite de autógrafos do Livro Dramaturgias Curitibanas 2008, com a presença dos autores.

Noite de autógrafos do Livro Cia do Abração, uma pequena história com a presença das autoras.

Apresentação e distribuição do Anuário do Teatro Curitibano 2008 (formato eletrônico)

20h - Sala Ademar Guerra

Conversas do Silêncio - mostra de vídeo comentada com o grupo Antropofocus.

21h - Sala Ademar Guerra

Experimentos - Projeto "Diálogo com Machado” - Mostra de Processo de trabalho com a Pausa Companhia de Teatro.


Nenhum comentário: