quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MOSTRA CENA BREVE EM ARAUCÁRIA

Peças selecionadas pelo público na 5ª Mostra Cena Breve serão apresentadas em Araucária

De quarta a sexta-feira (25 a 27 de novembro), as quatro melhores peças, selecionadas pelo público e pelos participantes da MOSTRA CENA BREVE CURITIBA serão reapresentadas no Teatro da Praça, em Araucária. As cenas escolhidas foram “5 Cabeças à Espera de um Trem”, da Cia 5 Cabeças, de Belo Horizonte; “Coração de Congelador”, da Súbita Companhia de Teatro; “Coração acéfalo/ Boca desgarrada”, da Cia Subjétil; “Altos & baixos com Tinoca e Sarrafo”, da Companhia dos Palhaços. Todos os três últimos grupos são de Curitiba

“5 Cabeças à Espera de um Trem”

Para criar “5 Cabeças à Espera de um Trem”, o grupo partiu de referências dramatúrgicas como as obras de Eugène Ionesco, Fernando Arrabal e Samuel Beckett, e visuais como o filme The Cost of Living, dirigido por Lloyd Newson e encenada pelo grupo inglês DV8 Physical Theatre.

Referências pessoais também estão impressas no material e talvez a mais forte delas seja a criação da personagem grávida que a princípio era feita por Luisa Rosa e que durante o processo foi assumida por Mariana Câmara. Luisa realmente estava grávida e teve a “bolsa” rompida durante um ensaio, faltando cerca de um mês para a estréia.

As músicas e coreografias são executadas pelos atores numa espécie de “balé cabeça”. São exploradas as mais variadas possibilidades de movimento que podem nos proporcionar essas cinco “cabeças-bailarinas-cantoras”.

“Coração de Congelador”

Após o processo de investigação sobre a dor que originou o espetáculo “Diga Aonde Dói”, a Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba, inicia agora um novo processo de pesquisa teatral sobre o amor. A pesquisa cênica para a concepção do último trabalho evidencia que as duas temáticas, dor e amor, são complementares e estão intimamente entrelaçadas e é deste entrelaçamento que surge a motivação para a criação de “Coração de Congelador”. Com a cena, a companhia busca compreender nas relações humanas cotidianas o encontro sutil ou bruto entre a dor e o amor.

“Coração de Congelador” torna-se parte importante para o início do mergulho na pesquisa sobre o amor, que dará origem ao próximo espetáculo da companhia “Monocárdio”, com estreia prevista para 2010.

Coração acéfalo/ Boca desgarrada”

O espetáculo “Coração Acéfalo / Boca Desgarrada”, criado e produzido pela Companhia Subjétil, aborda a temática do amor sob um foco crítico e subjetivo. Partindo das relações pessoais dos atores, a peça mescla textos de fábulas conhecidas mundialmente como, por exemplo, Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Nesta mescla os atores criadores, Patrícia Cipriano e Rafael di Lari, juntamente com o encenador, Darlei Fernandes, imprimem a identidade da Companhia fundada em 2008. Desde a sua estreia, com a peça PPP – Pedro, Porcos e Putas, a Companhia Subjétil propõe em seus espetáculos reflexões sobre o comportamento moral e racional da sociedade, embasando-se na psicologia, psicanálise e filosofia para estruturar a linguagem cênica.

Em “Coração Acéfalo / Boca Desgarrada”, tais propósitos são projetados no jogo entre a realidade e a ficção, entre a vida dos atores e a das possíveis personagens que possam surgir durante o espetáculo. A acefalia é a busca pela falta de razão, o amor vivido só pela emoção, sem sentido ou significado, uma busca quase nunca alcançada.

Altos & baixos com Tinoca e Sarrafo”

A partir de uma investigação através da poética do clown, Tinoca e Sarrafo levam a extremos as dificuldades de relação e comunicação entre homem e mulher, seus “Altos e Baixos”. Para este trabalho, os palhaços Sarrafo e Tinoca contam com a parceria de Angélica Rodrigues, na direção e criação do texto.

A Cia dos Palhaços nasceu em 2004, de um grupo de estudos sobre clown. Seus integrantes, atualmente, são Rafael Petzet Barreiros (Palhaço Alípio), Milene Lopes Dias (Palhaça Sombrinha), Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson), Felipe Ternes de Oliveira (Palhaço Sarrafo), Silvestre Neto (Palhaço Macaxeira) e Nathália Luiz (Palhaça Tinoca).



Serviço:

Espetáculo: 5ª Mostra Cena Breve Curitiba

De 25 a 27/11

Temporada das cenas mais votadas

Teatro da Praça – Araucária (Praça São Vicente de Paulo, 1091)

Horário: 20h

Informações: 3901-5213 / 3901-5378

Entrada Franca

Nenhum comentário: