quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Curitiba ganha Palco do Choro

Com um show do Conjunto Choro e Seresta, o Palco do Choro será inaugurado nesta sexta-feira, às 18h, juntamente com o Memorial Nireu José Teixeira, na Praça Garibaldi.

Uma meia-lua em piso de petit-pavê, seguindo o contorno da Praça Garibaldi, e dois ombrellones removíveis formam o Palco do Choro que será inaugurado nesta sexta-feira (27) pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com um show do Conjunto Choro e Seresta. O espaço foi criado para abrigar as apresentações do grupo, que há 36 anos é presença marcante nas manhãs de domingo na Feira de Artesanato. Também no palco, a memória viva de Nireu Teixeira, advogado, jornalista e escritor curitibano que, apesar de tantas ocupações, sempre encontrou espaço, em sua vida, para o choro. O memorial, representado por uma escultura em tamanho natural, foi idealizado pelo arquiteto Fernando Canalli.

Na escultura, Nireu está sentado à mesa, com sua inseparável caixinha de fósforo, com a qual batucava e acompanhava as rodas de choro. Fernando Canalli usou aço plano para fazer a escultura bidimensional e “emprestou” a obra para a filha de Nireu, a artista plástica Iara Teixeira, que deu o toque final, delineando o sorriso do pai que agora fica eternizado no memorial criado em sua homenagem e terá a companhia frequente dos amigos no Palco do Choro.

O Palco - Os integrantes Glay Bastos Pequeno (saxofone), Wilson Moreira Serra (cavaquinho e bandolin), Alvino de Paula Castro Junior (violão 7 Cordas), Moacyr de Azevedo (cavaquinho centro) e João Luís Rodrigues (pandeiro) formaram uma geração de músicos que se acostumaram a ver o conjunto tocar, nas manhãs de domingo, o repertório de vários compositores como Pixinguinha, Benedito Lacerda, Jacob do Bandolim, Severino Araújo, Ernesto Nazareth, Luiz Americano Valdir de Azevedo e Altamiro Carrilho. “Lembro de crianças, hoje músicos respeitados, que muitos anos atrás, costumavam nos acompanhar. É muito bom fazer esse trabalho para uma comunidade que participa e que agora passa a ter uma visão mais privilegiada da nossa apresentação. Esse é um espaço para todos que quiserem se manifestar artística e culturalmente”, afirma o músico João Rodrigues, que desde 2000 coordena as atividades do Choro e Seresta.

Nireu Teixeira – Curitibano, morador nas Mercês, bairro que ele chamava de “Curitiba com filtro”, gostava muito da cidade e dizia que “melhor que Curitiba só Curitiba com frio e chuva.” Também era amante do choro. Na década de 70 costumava tocar pandeiro, aos domingos, com os músicos da formação inicial do Choro e Seresta. No seu aniversário de 50 anos o grupo fez uma surpresa e invadiu a festa com muita música.

Advogado, jornalista, escritor, Nireu José Teixeira foi colunista do jornal Folha de São Paulo, diretor do Correio de Notícias, além de trabalhar em vários jornais da cidade, como o Correio da Manhã, Diário da Paraná, Gazeta do Povo, e assinar a coluna “Espeto Corrido”, no jornal Estado do Paraná. Nos anos 50 atuou como repórter cobrindo a Assembléia Legislativa.

Começou a trabalhar na prefeitura de Curitiba aos 14 anos, quando a sede ainda ficava no Paço Municipal. Atuou por 45 anos no Executivo, onde foi chefe de Gabinete e secretário de Governo nas gestões do prefeito Jaime Lerner.

Serviço: Inauguração do “Palco do Choro” com o Memorial de Nireu José Teixeira e show do Conjunto Choro e Seresta

Local: Praça Garibaldi – em frente à Sociedade Garibaldi

Data e horário: 27 de novembro, às 18h

Nenhum comentário: