segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Coleção reúne obras sobre arquitetura curitibana

A coleção “A Capital”, editada pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Travessa dos Editores, tem lançamento às 19h desta quarta-feira (11), no Paço da Liberdade

A Fundação Cultural de Curitiba e a Travessa dos Editores lançam nesta quarta-feira (11), às 19h, no Paço da Liberdade SESC Paraná, cinco volumes da coleção A Capital sobre a arquitetura de Curitiba. Os livros, de autoria do historiador Marcelo Sutil e do arquiteto Salvador Gnoato, trazem uma análise dos principais marcos da arquitetura curitibana a partir do século 20. Das cinco obras, três são dedicadas à vida e obra de alguns dos mais importantes arquitetos da cidade.

Marcelo Sutil e Salvador Gnoato escreveram em parceria os livros sobre a vida dos arquitetos Romeu Paulo da Costa e Rubens Meister. Romeu Paulo da Costa projetou muitos dos primeiros arranha-céus de Curitiba, mas sua principal obra foi o prédio da Biblioteca Pública do Paraná. Rubens Meister é autor dos projetos do Teatro Guaíra, do prédio da Prefeitura de Curitiba e da Rodoferroviária de Curitiba. Os livros trazem os principais projetos elaborados pelos arquitetos, com desenhos e fotografias atuais dos imóveis ainda existentes.

Outro arquiteto destacado na coleção é Baeta de Faria, que foi uma das expressões da arquitetura curitibana nos primeiros anos da República (virada do século 19 para o século 20). A pesquisa de Marcelo Sutil resgata a história desse engenheiro, que ocupou a diretoria de obras públicas da Prefeitura, foi professor, empresário (sócio da maior construtora então existente na cidade) e projetou sua obra mais conhecida: o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

“O espelho e a miragem: ecletismo, moradia e modernidade na Curitiba do início do século 20” é o tema de um dos livros da coleção. Marcelo Sutil apresenta o panorama de um dos períodos mais produtivos em termos de arquitetura. Entre os séculos 19 e 20, Curitiba cresceu e urbanizou-se mais do que nos 200 anos anteriores de sua história. Em “Arquitetura do Movimento Moderno em Curitiba”, Salvador Gnoato trata dos planos urbanos em seus contextos históricos. Na segunda parte, ele analisa a produção realizada a partir do rompimento da alvenaria eclética, característica da ocupação histórica do começo do século 20.

Marcelo Sutil é historiador e mestre formado pela Universidade Federal do Paraná, autor de vários livros sobre a memória urbana de Curitiba. Atualmente exerce o cargo de coordenador de Pesquisa da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Salvador Gnoato é arquiteto pela Universidade Federal do Paraná, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. É professor da Universidade Católica do Paraná.

Serviço:

Lançamento da Coleção A Capital – 5 volumes

· Romeu Paulo da Costa – Vida e Arquitetura

· Rubens Meister – Vida e Arquitetura

· Baeta Faria – um empreendedor nos primeiros anos da República

· Arquitetura do Movimento Moderno em Curitiba

· O Espelho e a Miragem – Ecletismo, Moradia e Modernidade na Curitiba do Início do Século 20.

Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques – Centro)

Data e horário: 11 de novembro de 2009 (quarta-feira), às 19h.

Entrada franca

Nenhum comentário: