quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bate-papo: Literatura Fantástica: múltiplas faces e enfoques


Impulsionado pelos sucessos de autores como J. K. Rowling e J. R. R. Tolkien, a fantasia é um gênero que vem crescendo espetacularmente no Brasil. Muito além dos clichês, a fantasia tem múltiplas faces e enfoques. Para promover a consciência dessa multiplicidade, a Devir lançou a antologia Rumo à Fantasia, livro que cruza épocas e espaços geográficos distintos, tanto nas origens dos personagens quanto dos autores. Neste bate-papo que a Biblioteca Viriato Corrêa e a Devir realizam no dia 5 de novembro, alguns dos autores brasileiros presentes no livro discutem suas histórias e as múltiplas faces do gênero: Rosana Rios, Cesar Silva, Braulio Tavares e Roberto de Sousa Causo (o organizador da antologia). O bate-papo também contará com a presença do ilustrador da capa, Vagner Vargas.

Rosana Rios já escreveu mais de uma centena de livros para crianças e jovens, entre eles Marília, Mar e Ilha, 1.º lugar na 5.ª Bienal Nestlé de Literatura Brasileira em 1991.

Cesar Silva é um dos editores do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, há cinco anos a principal fonte de análise e informação sobre ficção científica, fantasia e horror no Brasil.

Considerado um dos principais autores brasileiros de ficção científica e fantasia, Braulio Tavares venceu o concurso Caminho Ficção Científica em 1989 com o livro de contos A Espinha Dorsal da Memória, e acaba de ganhar o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil com A Invenção do Mundo pelo Deus-Curumim. Também roteirista da Rede Globo, trabalhou na adaptação de A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna.

Um vencedor dos concursos Prêmio Jerônimo Monteiro (1991), III Festival Universitário de Literatura (2000) e do 11.º Projeto Nascente (2001), da Universidade de São Paulo, com as novelas Terra Verde e O Par, Roberto de Sousa Causo também organizou para a Devir a antologia Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (2008).

Vagner Vargas é um dos principais praticantes da arte de ficção científica e fantasia no Brasil, tendo feito capas para as coleções Star Trek e Zenith (Editora Aleph), e Pulsar e Quymera (Editora Devir). Foi o Ilustrador Convidado de Honra da V InteriorCon, uma convenção de ficção científica, em 1997.

Mais informações: http://www.devir.com.br/literatura/fantasia_rumo-fantasia.php

Dia 5 de novembro, quinta-feira
19h
Fantasia: muito além dos clichês
Com Rosana Rios, César Silva, Braulio Tavares, Vagner Vargas e Roberto de Sousa Causo.
Mesa redonda na qual autores brasileiros discutem suas histórias e as múltiplas faces do gênero.

20h
Lançamento do livro Rumo à Fantasia
O livro é a primeira antologia internacional de fantasia com surpreendentes narrativas de autores como Ursula K. Le Guin, Eça de Queiroz, Ambrose Bierce, Orson Scott Card, Bruce Sterling, Braulio Tavares, Rosana Rios, César Silva e outros, com edição de Roberto de Sousa Causo pela Editora Devir.
Local:
Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - 04021-050 São Paulo, SP
Tel.: 11 5573-4017 e 11 5574-0389

Nenhum comentário: