Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação
de Lucídio Bianchetti e Valdemar Sguissardi (org.)
Páginas: 272p.
“Como conseguir uma eficiência dos Programas de tal modo que sua base seja um arranjo sob o signo de uma avaliação crítica, mensurável e qualitativa sem ser submissa nem à busca de um sucesso próprio do mercado competitivo e nem a uma versão corporativa que não reconheça a necessidade de avaliação crítica, séria e compromissada?” Eis o dilema da pós-graduação no país e o objetivo do livro organizado por Sguissardi & Bianchetti, Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. O LIVRO
Como diz o Prof. C. R. J. Cury, em seu prefácio “Este livro remete-nos ao âmago dos processos avaliativos que caracterizam uma das mais importantes faces de atuação da CAPES, mormente quando de sua redefinição no final dos anos de 1990. (...) Ainda que conte com a efetiva participação do corpo de docentes pesquisadores qualificados, o processo não é simples. Afinal, esses docentes procedem de universidades cujo escopo maior é o desenvolvimento das áreas de conhecimento em prol do progresso maior do país e cuja atividade permanente é a produção do novo. Sabe-se que tal produção se dá, no mais das vezes, pelo método da dúvida, pela insatisfação com o existente em vista da busca do mais avançado, mais novo, mais abrangente.
Eis por que um livro como este, tendo como autores atores de vários processos de avaliação na agência e fora dela, acabou por se defrontar com a necessidade de fazer o existente passar pelo crivo desse método universitário: a crítica
de Lucídio Bianchetti e Valdemar Sguissardi (org.)
Páginas: 272p.
“Como conseguir uma eficiência dos Programas de tal modo que sua base seja um arranjo sob o signo de uma avaliação crítica, mensurável e qualitativa sem ser submissa nem à busca de um sucesso próprio do mercado competitivo e nem a uma versão corporativa que não reconheça a necessidade de avaliação crítica, séria e compromissada?” Eis o dilema da pós-graduação no país e o objetivo do livro organizado por Sguissardi & Bianchetti, Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. O LIVRO
Como diz o Prof. C. R. J. Cury, em seu prefácio “Este livro remete-nos ao âmago dos processos avaliativos que caracterizam uma das mais importantes faces de atuação da CAPES, mormente quando de sua redefinição no final dos anos de 1990. (...) Ainda que conte com a efetiva participação do corpo de docentes pesquisadores qualificados, o processo não é simples. Afinal, esses docentes procedem de universidades cujo escopo maior é o desenvolvimento das áreas de conhecimento em prol do progresso maior do país e cuja atividade permanente é a produção do novo. Sabe-se que tal produção se dá, no mais das vezes, pelo método da dúvida, pela insatisfação com o existente em vista da busca do mais avançado, mais novo, mais abrangente.
Eis por que um livro como este, tendo como autores atores de vários processos de avaliação na agência e fora dela, acabou por se defrontar com a necessidade de fazer o existente passar pelo crivo desse método universitário: a crítica
CONTEÚDO
Prefácio – Da crítica à avaliação à avaliação crítica
Carlos Roberto Jamil Cury
Apresentação – Desafios e dilemas da gestão e da avaliação da pós-graduação
Lucídio Bianchetti e Valdemar Sguissardi (Orgs.)
Capítulo 1 – Os dilemas do coordenador de Programa de Pós-graduação: Entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico
Lucídio Bianchetti
Capítulo 2 – Avaliação da pós-graduação: com a palavra os coordenadores de Programas
José Silvério Baia Horta
Capítulo 3 – A avaliação defensiva no “Modelo Capes de Avaliação”: é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?
Valdemar Sguissardi
Capítulo 4 – Temas e tramas na pós-graduação em educação
Acácia Z. Kuenzer e Maria Célia M. de Moraes
Capítulo 5 – O sistema Capes de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas
José Silvério Baia Horta e Maria Célia M. de Moraes
OS ORGANIZADORES
Lucídio Bianchetti
Pedagogo pela UPF/RS (1978); mestre em Educação pela PUCRio (1982) e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP (1998). Professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Co-autor e co-organizador das coletâneas: A Bússola do escrever. Desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações (2ª ed. UFSC-Cortez, 2006); A Trama do Conhecimento: Teoria, método e escrita em ciência e pesquisa (Papirus, 2008); Um olhar sobre a diferença. Interação, Trabalho e Cidadania (8 ed. Papirus, 2008); Interdisciplinaridade. Para além da filosofia do sujeito (8 ed. Vozes, 2008). Organizador e co-autor da coletânea: Trama & Texto. Leitura crítica. Escrita Criativa (2ª ed. Summus, 2002); Autor do livro: Da chave de fenda ao laptop. Tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação (2ª ed. Editora da UFSC, 2008). Ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC; Ex-vice-presidente da ANPEd; Pesquisador do CNPq. No decorrer de 2009, em estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal (UP/PT), com bolsa CAPES. Pesquisador Associado no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCE/UP/PT).
Valdemar Sguissardi
Licenciado em Filosofia (1966) pela Unijuí, RS; mestre (1972) e doutor (1976) em Ciências da Educação pela Universidade de Paris-X (Nanterre, França). Professor Titular (aposentado) da UFSCar e da Unimep. Autor do livro Universidade, fundação e autoritarismo: o caso da UFSCar (EdUFSCar, S.Carlos; Estação Liberdade, S. Paulo, 1993). Co-autor dos livros Novas faces da educação superior – reforma do Estado e mudança na produção (2ª ed. Cortez, S. Paulo; EdUSF, Bragança Paulista, SP, 1999) e Trabalho intensificado nas Federais – pós-graduação e produtivismo acadêmico (Xamã, SP). Co-autor e organizador de diversas coletâneas, entre as quais, Avaliação universitária em questão – reformas do Estado e da educação superior (2ª ed. Autores Associados, 1997) e Educação superior: velhos e novos desafios. (Xamã, S. Paulo, 2000). Ex-coordenador dos PPGEs da UFSCar e da Unimep; ex-coordenador do GT de Políticas de Educação Superior da ANPEd.
um lançamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário