sexta-feira, 9 de outubro de 2009

POST ESPECIAL - DIA DAS CRIANÇAS

Dia das Crianças no Brasil

A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

QUATRO BONS LANÇAMENTOS


Rosa dos Ventos
de Bartolomeu Cam
pos de Queirós
Ilustradora - Camila Mesquita


Nº de Páginas: 24

Com a rotação da Terra e o corpo invento uma bússola e sou uma rosa dos ventos. Abro os braços como se para um abraço. Com a mão direita tento tocar onde o Sol nasce. Lá é o Leste, lá é o Oriente. Ao nascer, o Sol acorda a noite e tudo vira dia. O Sol surge lento... Rosa dos Ventos pode parecer um livro com a intenção de ensinar, brincando, os pontos cardeais.

Como ele, certamente, pode-se ensinar e aprender também os pontos cardeais, porém no texto de Bartolomeu Campos de Queirós há muito mais do que isso. Musicalidade, ritmo, sonoridade, elementos sensoriais, múltiplos significados, intensa sensibilidade, ampliação do imaginário mesclam-se para criar um texto em que há muito para sentir e refletir sobre si mesmo e sobre estar no mundo.

leitor a partir dos 7 anos

Outro de Bartolomeu Campos de Queirós

Os Cinco Sentidos
Ilustradora - Camila Mesquita


Nº de Páginas: 24

Os cinco sentidos - visão, audição, olfato, paladar e tato - transformados na prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós instigam o leitor a compreender e a refletir sobre o caráter expressivo, sensível e criativo da linguagem nas suas diferentes formas. Por meio dos sentidos produzimos linguagem. Por meio dela o homem dialoga consigo mesmo, com os outros e com o mundo a sua volta. A linguagem, seja verbal ou não- verbal, está presente em todas as atividades humanas, saber usá-la com sensibilidade é um desafio da sociedade contemporânea. Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo... Com os olhos nós olhamos a vida. Olhamos as águas rolando entre pedras, peixes, algas. (...). Com os ouvidos nós escutamos o silêncio do mundo (...). Com o nariz sentimos os cheiros do mundo. (...) Com a boca sentimos o sabor das coisas... (...) Quando alguém especial nos olha nós nos sentimos tocados (...). Em cada sentido moram outros sentidos.

leitor a partir de 9 anos

Um livro da imbatível Ana Maria Machado

Alguns Medos e Seus Segredos
de Ana Maria Machado
Ilustrador - Alcy


Nº de Páginas: 40

Nas três histórias criadas por Ana Maria Machado em Alguns medos e seus segredos - "Mãe com medo de lagartixa", "Com licença, seu bicho-papão" e "O lobo mau e o valente caçador" -, a autora narra, com humor e graça de quem sabe se aproximar do jovem leitor, que medo não é privilégio de alguns.

Todo mundo morre, mesmo de medo de alguma coisa. Todo mundo tem seu medo, cada um tem seu segredo. Quem parece sempre forte, no fundo é meio sem sorte: tem que agüentar bem sozinho, sem ajuda, nem carinho: - A mãe é que nem a gente. E gente se assusta, chora, ri, fala, inventa, conta, grita e cochicha.

Um jeito gostoso de tratar dos medos com as crianças, desses das histórias do livro e de outros tão presentes no cotidiano infantil - medo do escuro, de dentista, da escola etc.

leitor a partir dos 7 anos

Se um gato for...
do Autor / Ilustrador - Marcelo Cipis


Nº de Páginas: 32

O livro Se um gato for..., escrito e ilustrado por Marcelo Cipis, desperta sensivelmente no pequeno leitor o prazer de criar, de inventar, de transformar, enfim, de entrar no universo da imaginação...

Com seu traço característico, permeado de elementos do cotidiano infantil e mais uma boa dose de humor, o autor estimula a criança a brincar com os sentidos, as formas, as cores, a combinação de objetos e a diversidade de materiais. Se um gato for redondo... Se um gato for feito de linhas... Se um gato for feito de pano... Se um gato for de vidro... Se um gato for um sorvete...

leitor a partir de 7 anos

TODOS LANÇAMENTOS DA







Nenhum comentário: