sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fenaj, ANJ e Abert debatem diploma de Jornalismo em audiência na Câmara

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (15/10) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, defendeu a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

“Para o bem da sociedade, o jornalismo deve ser exercido por quem se habilita, por quem investe na sua formação em uma escola reconhecida pelo governo federal”, afirmou.

Por outro lado, representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticaram a PEC e defenderam a decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou a exigência da graduação inconstitucional.

“O que se quer nessa PEC é se criar uma restrição, uma limitação a mais a uma cláusula pétrea de nossa Constituição”, afirmou Rodrigo Kaufmann, representante da Abert.

O relator da PEC na comissão, deputado Maurício Rands, já se posicionou a favor da aprovação do texto. A expectativa é que a proposta seja votada na próxima reunião da comissão, que acontece na semana que vem.

Nenhum comentário: