sábado, 10 de outubro de 2009

Exposição Visages



As molduras cotidianas de três cidades européias

mostradas nas fotos de Eduardo Baggio



Em princípio eram fotos de viagem, com caráter quase turístico, mas entre as centenas de imagens feitas na Itália, várias tinham um tema em comum, as janelas. Especialmente as janelas napolitanas, com suas cores, com o revelar do dia a dia através de roupas, objetos e das próprias pessoas. Em Portugal, dentre várias cidades, Lisboa mostrava uma arquitetura particular, o uso dos azulejos, as bem trabalhadas esquadrias de madeira das janelas. E Madri, com o movimento, a vibração de uma das maiores cidades européias e, ainda assim, a calma do olhar pela janela, do conversar com o visinho, do deixar o sol entrar e iluminar a residência.

A partir de um olhar documental, fruto da experiência do trabalho com o cinema documentário, Eduardo Baggio apresenta a exposição Visages. São 42 imagens feitas em três cidades: Nápoles, Lisboa e Madri. A sugestão de reunir as fotos, até então feitas por gosto pessoal, e organizá-las em uma mostra, partiu do fotógrafo Osvaldo Santos Lima, que editou as mais de 400 fotografias originais. O resultado desse trabalho poderá ser visto a partir do dia 14 de outubro, às 19:30h, no Omicron Centro de Fotografia.

O tema das janelas aparece na exposição Visages não como um simples voyeurismo, ou como um olhar arquitetônico, mas como o revelar de uma moldura no cotidiano, que separa o particular do público, o pessoal do impessoal e que, por vezes, esmaece diante da convivência.



Fotógrafo Eduardo Baggio

Editor Osvaldo Santos Lima

Data da abertura da exposição 14/10/09 (19:30h)

Período da exposição de 14/10/09 a 13/11/09

Local Omicron Centro de Fotografia (Rua Padre Germano Mayer, 2200)

Informações (41) 3252-1093 / www.omicronfotografia.com.br

Nenhum comentário: