terça-feira, 6 de outubro de 2009

“As Aventuras de Bambolina” no Teatro da CAIXA


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta “As Aventuras de Bambolina”, em homenagem ao dia das crianças comemorado na segunda (12). O espetáculo itinerante, que já passou pela CAIXA Cultural de Brasília e Salvador, é uma adaptação fiel do livro homônimo de Michele Iacocca, cuja história é contada inteiramente por imagens.

Bambolina, a protagonista da história, é uma boneca de pano que tem uma vida comum com sua dona. No entanto, é abandonada e fica sem rumo. Desamparada, Bambolina vive muitas aventuras até encontrar seu destino: ser a estrela de um grupo de teatro de manipulação de bonecos.

A proposta da companhia Pia Fraus é a criação de espetáculos de manipulação de bonecos, com pouquíssimo uso da palavra, assemelhando-se à proposta do livro de Iacocca que faz uso de recursos estritamente visuais mantendo a profundidade da história. A companhia buscou manter a atmosfera do livro contando com a colaboração do autor no processo de adaptação.

O espetáculo é pautado no trabalho corporal dos atores, na composição de cada personagem e, principalmente, na relação destes com a boneca. Além disso, “As Aventuras de Bambolina” se destaca pelo cenário que compõe uma coreografia a parte que remete ao livro, pois é formado por grandes painéis que se encaixam como em um grande livro, cujas páginas são possíveis de se arrancar e deslocar pelo palco. Desta forma, são criadas diversas composições e coreografias com os desenhos que ilustram a história original.

A relação com os objetos e as movimentações em cena relembram as brincadeiras da infância: o carro de polícia que é manipulado como numa brincadeira de carrinho, a boneca que se torna parceira de dança e o esconde-esconde para fugir da polícia. Tudo em busca de uma linguagem mais lúdica e próxima do contexto do livro, fazendo da leitura uma brincadeira divertida para todos.

O espetáculo “As Aventuras de Bambolina” recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2007 (montagem do espetáculo), Alfa Criança 2008 (estréia do espetáculo), Prêmio APCA (melhor ator de espetáculo infantil), Prêmio Coca Cola Femsa 2008 (melhor direção), além de ser altamente recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil.

Haverá ainda um worshop destinado aos professores da rede pública e atores. O objetivo é a discussão sobre o livro e o processo de transposição da história para os palcos. Será abordada a história do grupo Pia Fraus, dos meios de adaptação da história, a preparação para a manipulação de bonecos e, ainda, aulas práticas

Ficha Técnica

Autor : Michele Iacocca

Direção: Beto Andretta e Sidnei Caria

Grupo de criação do espetáculo: Beto Andretta, Camila Ivo, Josafá Filho e Sidnei Caria.

Elenco: Sidnei Caria, Camila Ivo e Josafá Filho

Desenho de Bonecos: Michele Iacocca

Música Original: Guga Bernardo

Produção Musical:Marco Boaventura

Produção: Pia Fraus

Espetáculo Teatral: “As Aventuras de Bambolina”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Horários: sábado 15h e 17h e domingo 15h

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia) - Alunos de escolas públicas tem direito a entrada gratuita, mediante comprovação e disponibilidade de lugares (máximo de 50% das entradas por dia para esta ação)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Workshop: “As Aventuras de Bambolina: do Livro aos Palcos”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Horários: sábado 15h e 17h e domingo 15h

Ingressos: Entrada Franca

Público alvo: Professores da rede pública e atores

Número de participantes: 25

Informações: (41) 2118-5114 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Carga Horária: 120 minutos

Nenhum comentário: