quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Show no Paiol reúne músicas do Clube da Esquina


O show “Esquinas”, que as cantoras Ana Cascardo e Paula Santoro apresentam neste fim de semana, reúne músicas consagradas num dos movimentos mais conhecidos da música brasileira.



As mineiras Ana Carcardo e Paula Santoro se reúnem no palco do Teatro Paiol para celebrar um dos movimentos que mais influenciou a música brasileira, depois da bossa nova. A singularidade das músicas do Clube da Esquina o transformou em um movimento musical de destaque internacional. As apresentações acontecem na sexta-feira e no sábado (25 e 26), às 21h.

O disco Clube da Esquina 1, de 1972, representa a história de uma geração de músicos. Suas obras foram registradas nas faixas de um disco de vinil que acabou se tornando o símbolo do movimento, formado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta, Beto Guedes e Lô Borges.

A tal esquina é o cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Essa esquina se multiplicou e ecoou pelo o Brasil afora. Outras esquinas, em outras cidades, com outras sonoridades, identificaram-se com ela, inclusive no exterior, influenciando músicos do mundo inteiro. Daí a importância do show “Esquinas”, com Ana Cascardo e Paula Santoro, em Curitiba, que reverencia um momento marcante na história musical do país.

O espetáculo “Esquinas” mostrará algumas das canções mais conhecidas do Clube da Esquina, e também canções da carreira solo de Ana e Paula. Conhecedoras desse vasto repertório, as duas fazem um show intimista e revelador ao som do piano de Adriano Souza e do violão de Fábio Hess.

O CD Paula Santoro (2005) teve como maior influência a sonoridade do Clube da Esquina, percebida na seleção das canções do disco, como a música “Léo”, de Milton e Chico Buarque e a canção “Segue em Paz”, a única parceria de Milton com Toninho Horta, até aquela altura ainda inédita. Paula foi a primeira intérprete a registrá-la. Essas canções serão executadas no show “Esquinas”. Ana Cascardo apresentará uma composição inédita da poeta paranaense Etel Frota em parceria com o compositor mineiro, arranjador e produtor musical Sérgio Santos, e a canção “Sete Trovas”, da mineira Consuelo de Paula, Rubens Nogueira e Etel Frota, valorizando mais uma vez a dobradinha Paraná-Minas.



As cantoras - Ana Cascardo, mineira de Itajubá, finalista do 8º Prêmio Visa de Música Brasileira, Edição Vocal de 2005, mora em Curitiba desde 1993. Na cidade, participou do Vocal Brasileirão, sob regência do maestro Marcos Leite, de 1995 a 2003. Formou-se em Musicoterapia pela Faculdade de Artes Paraná em 1988 e é professora de canto popular no Conservatório de MPB de Curitiba desde 2000. Desde então vem realizando oficinas e pesquisas na área do ensino do canto popular.

Paula Santoro foi finalista do 5° Prêmio Visa Vocal em 2002 e classificou-se em 3º lugar. Foi indicada também ao prêmio Rival Petrobrás de Música, na categoria de "Melhor Cantora". Em 2008, se apresentou no projeto Rumos Itaú Cultural e em 2009 gravou uma participação especial na minissérie Maysa. Ainda na TV, integrou os programas Som Brasil, em homenagem a Ivan Lins, e Mosaicos, em homenagem a Aracy de Almeida, dublou a atriz Maria Fernanda Cândido na minissérie Aquarela do Brasil, e participou de A Casa das Sete Mulheres e Chiquinha Gonzaga. Paula também atuou nos musicais "Mulheres de Hollanda", "Aldir Blanc, um cara bacana" e "Manoel, o Audaz".


Serviço: Show “Esquinas”, com Ana Cascardo e Paula Santoro Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Rebouças) Data e horário: dias 25 e 26 de setembro de 2009 (sexta-feira e sábado), às 21h Ingresso: R$ 15 (com meia-entrada para estudantes, professores e idosos) Informações de bilheteria: (41) 3213-1340

Nenhum comentário: