sábado, 26 de setembro de 2009

Saber Ouvir


Saber Ouvir

Curso Livre de História da Música


Quintas-feiras das 18.00h às 19.30h

De Outubro de 2009 a Janeiro de 2010





Transmitir o entusiasmo e a paixão pela chamada “Música Erudita”, divulgando-a junto de quem a não conhece, ou junto daqueles que já a conhecendo pretendam enriquecer um pouco mais os seus conhecimentos musicais, nomeadamente no que se refere à sua evolução ao longo dos séculos, eis o que move Miguel Leite a orientar este Curso Livre de História da Música.

No fundo, trata-se de transpor para uma actividade semanal, lúdica e pedagógica, o formato de concerto comentado, no qual se complementa a audição dos exemplos musicais apresentados com explicações breves e pequenos comentários informais.

Aqui fica o desafio de realizarem uma viagem ao “Mundo dos Sons”, às Quintas-Feiras entre as 18.00h e as 19.30h, de Outubro de 2009 a Janeiro de 2010, no Clube Literário do Porto.

Serão fins de tarde musicais previamente planificados, em sessões de audição musical comentada, nas quais se procurará enriquecer a literacia musical dos formandos, ao mesmo tempo que se dará a conhecer a evolução musical ao longo dos séculos numa viagem musical que partirá do presente para o passado...

INICIATIVA: 16 Sessões de Audição Musical Comentada: (Música Erudita do Período Contemporâneo até ao Período Barroco), com início no dia 1 de Outubro de 2009 (Dia Mundial da Música).

CALENDARIZAÇÃO/HORÁRIO: Sessões de 90 Minutos – Quintas-Feiras das 18.00H às 19.30H – De Outubro de 2009 a Janeiro de 2010.

LOCAL: Clube Literário do Porto, sito à Rua Nova da Alfândega, Nº 22.

CONDIÇÕES E DESCONTOS: Pagamento Mensal 40€ (Quarenta Euros/Aluno/Mês); 30€ (Euros/Aluno/Mês) para Estudantes e Aposentados ou Maiores de 65 Anos

PLANIFICAÇÃO:

Módulo 1: Música Contemporânea/Música do Século XX

Módulo 2: Romantismo

Módulo 3: Classicismo

Módulo 4: Introdução à Música no Período Barroco



PÚBLICO-ALVO:

1 – Público frequentador habitual do Clube Literário do Porto;

2 – Quadros Médios/Superiores Aposentados (Professores. Médicos, Advogados, etc.);

3 – Pessoas interessadas em actividades de cariz cultural/musical;

4 – Alunos do Ensino Superior, do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da região;

5 – Alunos de Música dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo da região;

6 - Público Portuense que habitualmente frequenta Concertos de Música Erudita;

7 – Público em geral.




Miguel Leite nasceu em Braga em 1970. Iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade com sua avó paterna Laura Estrela de Lima Castro, discípula de Luís Costa. Posteriormente, ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde mais tarde concluiu o Curso Geral de Formação Musical.

Frequentou os Cursos de Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o de Relações Internacionais – Culturais e Políticas na Universidade do Minho em Braga.

Tem-se dedicado ao ensino em diversas Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico nas quais leccionou a disciplina de Educação Musical e em Escolas do Ensino Especializado onde orientou Classes de Formação Musical e Classes de Conjunto Instrumentais.

Entre 1991 e 1997 foi professor na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, tendo exercido, cumulativamente, as funções de Assessor da Direcção Pedagógica e Administrativa.

Ideólogo e co-autor do projecto de criação de uma Academia de Música Oficial que paralelamente à sua actividade pedagógica usual transpusesse regularmente em palco as melhores perspectivas de interpretação vocal e instrumental, fundou, em 1998, em parceria com o maestro José Atalaya e a Câmara Municipal de Fafe, a denominada Academia de Música José Atalaya, instituição na qual exerceu funções docentes e onde ocupou o lugar de Director Adjunto. No âmbito do mesmo projecto integrou também a Direcção da Associação Cultural de Educação pelas Artes.

No ano 2000, na qualidade de colaborador da Nova Era/Actividades Musicais implementou o I Festival e Concurso Internacional de Guitarra da Trofa, evento sob a organização da então Comissão Instaladora do Município da Trofa – patrocinado pelo IPAE – Ministério da Cultura, no qual exerceu as funções de Adjunto do Director Artístico. No mesmo ano e no decurso do exercício destas funções, colaborou na concepção do I Ciclo Nacional de Música Nova Era em parceria com a Câmara Municipal de Serpa.

Actualmente está a desenvolver um projecto de concertos comentados em parceria com o Pianista João Lima, iniciativa que teve a sua estreia no Teatro Municipal Sá da Bandeira em Santarém, prosseguiu no Museu Nogueira da Silva/Universidade do Minho e no Museu de Arqueologia

D. Diogo de Sousa em Braga projecto que, em 2008, foi escolhido para o Concerto Inaugural da VIII Temporada de Concertos do Ateneu Comercial do Porto, ao qual se têm vindo a associar outros conceituados instrumentistas como é o caso do Violinista Bruno Monteiro, dos Pianistas João Paulo Santos e Joana Gama, da Soprano Maria João Matos e, mais recentemente, do Maestro António Victorino D’Almeida, a propósito da audição moderna da sua Sonatina Op. 10 para Piano. No âmbito do mesmo projecto realizou em Janeiro de 2009 a Audição Moderna do Ciclo Anteriano, constituído por 13 Sonetos de Antero de Quental para Canto e Piano de Alberto Toscano [1896-1989] num Concerto/Conferência a que também se associou o Prof. Dr. Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa), espectáculo estreado em Braga no Auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, repetido no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima e que se encontra neste momento em digressão nacional.

Com o Pianista João Lima e com o Maestro António Victorino d’Almeida protagonizou 3 Concertos no FAN (Festival de Ano Novo/2009) em Chaves, Vila Real e Bragança naquilo que foi um Concerto Comentado a 2 Vozes.

No ano lectivo 2008/2009 orientou 2ª Edição da iniciativa “SABER OUVIR” – Curso Livre de História da Música, no Museu Nogueira da Silva/Universidade do Minho em Braga e o evento “PERCURSOS MUSICAIS” – Curso Livre de História da Música, comissariando 3 Concertos Comentados, integrados no Festival de Música Foz do Cavado, em Esposende – iniciativa da Câmara Municipal de Esposende e da Escola de Música de Esposende.

A sua acção no âmbito da divulgação musical estendeu-se entretanto à Rádio, onde aos microfones da RUM – Rádio Universitária do Minho (97.5Mhz) é autor e apresentador do programa semanal “À DESCOBERTA DOS SONS” – Programa de Música Erudita emitido aos Domingos entre as 21.00H e as 22.00H, disponível para audição on-line em www.rum.pt

As suas actividades de divulgação musical podem acompanhar-se a par e passo no Blogue: http://descobertadossons.blogspot.com/

Nenhum comentário: