terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ordenamento territorial


Ordenamento territorial
de Flávio Gomes de Almeida, Luiz Antônio Alves Soares


Páginas: 288

A obra procura ter como temática central o ordenamento territorial, o qual, por sua vez, não pode prescindir de objetivos, como o da sustentabilidade e o da qualidade ambiental. A sustentabilidade envolve uma série de questões de enfoque social, econômico, ecológico, espacial, cultural, ético e político.
Para atingir a sustentabilidade é preciso conhecer a dinâmica ambiental e avaliar a capacidade de suporte do meio físico ou ecológico do ambiente em relação aos elementos sociais e econômicos, sendo a Geografia Física a disciplina que constitui a base para um adequado entendimento da estrutura socioespacial, visando naturalmente ao ordenamento territorial com bases sustentáveis.

O desenvolvimento é algo mais do que um compromisso entre ambiente físico e crescimento econômico. Significa uma definição que reconhece, nos limites da sustentabilidade, origens estruturais além das naturais. Cabe, assim, reconhecer na relação homem/natureza o processo histórico pelo qual o ambiente é transformado, e a sustentabilidade será a decorrência da conexão entre movimentos sociais, mudança social e, consequentemente, possibilidade de políticas mais efetivas.

A relação entre geografia e ordenamento territorial se dá cada vez mais de forma real e necessária. É conveniente precisar conceitual e metodologicamente o que venha a ser ordenamento territorial, mediante um significado claro que compartilhe das idéias fundamentais, bem como do entendimento do processo histórico de estruturação espacial.

um lançamento



Nenhum comentário: