quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Circo da Cidade recebe público de todos os bairros


Arte e diversão marcam as oficinas e espetáculos que até o final do ano atenderão 15 mil pessoas das nove Regionais curitibanas.



Nesta quinta e sexta-feira (1 e 2), às 10h e às 15h, acontecem as primeiras sessões abertas às regionais, do espetáculo “Arco-Íris – Uma Alegoria Circense”, no Circo da Cidade “Zé Priguiça”, instalado na Rua David Xavier da Silva, s/n, na Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba). Desta vez, a lona azul e laranja recebe alunos de escolas municipais, grupos de convivência e pessoas com necessidades especiais residentes no Bairro Novo.

As apresentações abrem a programação que leva moradores de todos os bairros de Curitiba a vivenciar a magia do circo. Até o final do ano, 15 mil pessoas dos bairros que formam as nove Regionais curitibanas terão a oportunidade de conferir as atrações do Circo da Cidade, a cargo da equipe do Circo Espalhafatos.

Os moradores de cada Regional serão levados até o local por meio de ônibus especiais, disponibilizados gratuitamente. As sessões serão realizadas às quintas e sextas-feiras, às 10h e 15h, para um público de 300 pessoas em cada sessão. Aos sábados, sempre às 15h, também é feita uma apresentação gratuita, aberta à comunidade.



O espetáculo – A atração da atual temporada do Circo da Cidade “Zé Priguiça” – que foi batizado em homenagem ao palhaço Zé Priguiça, personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001 – é o espetáculo “Arco-Íris – Uma Alegoria Circense”, que tem apresentações até o dia 12 de dezembro.

Os integrantes da companhia Circo Espalhafatos mostram ações circenses e esquetes cômicas, embaladas por uma trilha sonora criada por Águeda Perini e interpretada ao vivo pela cantora Suzi Mont Serrat. No picadeiro desfilam os artistas Vilma Fernandes, Leida Camilo, Marco Fernandes, o Mágico Délfus e o Palhaço Pipoca. A coordenação geral é da professora de artes circenses Euza Maria Santos de Souza, com produção e direção a cargo de José Barbosa Alves.

A companhia Circo Espalhafatos, selecionada por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, também desenvolve oito oficinas simultâneas de artes circenses, dirigidas aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. As 200 horas de aulas, divididas em monociclo, palhaço, mágicas, balé aéreo, ginástica de solo, corda indiana, saltos acrobáticos e a inédita musicalização circense têm por objetivo o desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização.

As oficinas, que tiveram início no último dia 14 de setembro, são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde. No total, 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, serão atendidos nos dois turnos. As atividades encerram no dia 12 de dezembro, contemplando estudantes de diversos bairros.



História – O Circo da Cidade anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos, constituindo-se em importante instrumento do município para a valorização da cultura local. Oferecendo oficinas de artes circenses e dando espaço para as manifestações artísticas das comunidades, é uma valiosa referência nos locais em que se instala e, em muitos casos, uma semente produtiva, capaz de revelar novos talentos.

Ao longo dos anos, o Circo da Cidade se adequou às políticas culturais, mas sempre manteve a disposição de atendimento à população da periferia. A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade no ano passado, por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. Atualmente instalado na Cidade Industrial de Curitiba, o Circo da Cidade cumprirá novos trajetos, percorrendo todas as Regionais curitibanas e desenvolvendo suas atividades em cada endereço.



Serviço:
Circo da Cidade “Zé Priguiça” Temporada do espetáculo “Arco Íris – Uma Alegoria Circense” com o Circo Espalhafatos, até o dia 12 de dezembro de 2009. Local: Rua David Xavier da Silva, s/n – Vila Nossa Senhora da Luz (Cidade Industrial de Curitiba) – fone: (41) 3327-5454. Sessões às quintas-feiras e sextas-feiras, às 10h e às 15h, para escolas municipais e grupos selecionados nas Regionais, e aos sábados, às 15h, para toda a comunidade, com entrada franca.

Nenhum comentário: