segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RESTA POUCO A DIZER – PEÇAS CURTAS DE SAMUEL BECKETT


CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA O PROJETO “RESTA POUCO A DIZER – PEÇAS CURTAS DE SAMUEL BECKETT”



Os Irmãos Guimarães compõem quatro peças curtas e duas performances que dialogam com a obra do dramaturgo irlandês

A CAIXA Cultural apresenta o projeto “Resta Pouco A Dizer - peças curtas de Samuel Beckett”, que estreia na sexta-feira (21) e vai até o domingo (23), no Teatro da CAIXA em Curitiba.

Durante três dias, serão apresentadas quatro peças curtas de Beckett, cujos textos foram especialmente traduzidos por Barbara Heliodora: “Improviso de Ohio”, “Ato sem Palavras II”, “Catástrofe” e “Balanço”. Além disso, a concepção traz duas performances: “Escuridão I” e “Escuridão II”. O projeto conta ainda com a participação especialíssima da atriz Vera Holtz.

Com “Resta Pouco A Dizer”, os irmãos Adriano e Fernando Guimarães dão continuidade à intensa pesquisa sobre Samuel Beckett. Em dez anos de trabalho com a obra becketiana, a dupla montou três segmentos: “Felizes Para Sempre”, “Não Ficamos Muito Tempo... Juntos” e “Todos Os Que Caem”. Apesar do nome, “Resta Pouco A Dizer” mostra que os irmãos ainda têm muito a falar sobre o dramaturgo.


Peças

- “Improviso de Ohio” (1980): No centro do palco, um foco de luz ilumina uma mesa retangular. Sentados à mesa estão dois personagens de aparência idêntica e na mesma posição; são “L”, o leitor e “O”, o ouvinte.
- “Ato Sem Palavras II” (1956): Dois sacos com dois personagens em uma plataforma retangular violentamente iluminada. Eles saem do saco, cada um em sua hora e a sua maneira. Os personagens cumprem uma rotina e têm de realizar suas tarefas durante o mesmo espaço de tempo.
- “Catástrofe” (1982): Toques finais da última cena. Um diretor, sua assistente, o protagonista e um iluminador ensaiam uma peça de teatro. O diretor rejeita constantemente as sugestões feitas por sua assistente e manipula o ator inerte. Escrita para Vaclav Havel.
- “Balanço” (1979-80): Iluminação suave. Em uma cadeira de balanço está uma mulher, prematuramente envelhecida, com um vestido de noite. Enquanto a cadeira balança, ouve-se sua voz gravada.


Sobre os Irmãos Guimarães
Adriano e Fernando Guimarães moram em Brasília, onde fincaram as bases de uma obra que concilia teatro e artes visuais. Eles criaram a Companhia Teatral Gabinete 3 e nestes 20 anos de atividades tornaram-se referência dentro e fora do Brasil. Atuantes, trabalham principalmente com textos de Samuel Beckett, Nelson Rodrigues e William Shakespeare. O projeto “Resta Pouco a Dizer” foi indicado ao Prêmio Shell em 2008, no Rio de Janeiro.

Em artes plásticas realizaram várias exposições, entre elas “Hatboards” e “Blazing Light", no Museum of Installation Art (MOI), em Londres; a instalação "O Metrônomo de Beckett”, na mostra Rede de Tensão, em comemoração aos 50 anos da Bienal, no Paço das Artes; e “Juegos”, no Museo de Arte Contemporânea de Vigo (MARCO), na Espanha.

Em teatro encenaram mais de 40 peças e entre seus prêmios estão: Prêmio Shell de direção, por “Dorotéia”, de Nelson Rodrigues; Prêmio Sesi para “a melhor encenação de Nelson Rodrigues”, e Prêmio Funarte de Teatro Miriam Muniz.

Sobre Samuel Beckett
Prêmio Nobel de Literatura em 1969, o irlandês Samuel Beckett (1927-1989) foi um dos fundadores do teatro do absurdo e é considerado um dos principais autores do século 20. Sua obra foi traduzida para mais de 30 idiomas e reúne poemas, textos em prosa, romances, novelas, contos, ensaios, textos para teatro, cinema, rádio e televisão.

Ficha Técnica

Concepção, Direção e Cenografia: Adriano e Fernando Guimarães

Textos: Samuel Beckett

Tradução: Bárbara Heliodora

Elenco: Alessandro Brandão, Mateus Ferrari, Nathália Mello, Valéria Cristina, William Ferreira

Participação Especial: Vera Holtz

Iluminação: Dalton Camargos

Figurino: Ana Miguel

Projeto Gráfico: Fernanda Ferreira

Cenotécnico: Josenildo Silva

Operador de Luz: Emmanoel Queiroz

Produção Executiva Brasília: Robert Litig

Coordenação de Produção e Administração Cultural: Maitri Produções

Realização: Caixa Cultural

Serviço Resta Pouco A Dizer – peças curtas de Samuel Beckett Local Teatro da CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro) Data: de 21 a 23 de agosto Horário: Sexta-feira e Sábado às 21h e Domingo às 19h Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 Classificação etária: 14 anos Bilheteria: Fone (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Capacidade do teatro: 123 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: