sábado, 22 de agosto de 2009

Psicomagia


Psicomagia
O Jogo do Exterminador



Alejandro Jodorowsky é um autor bastante peculiar cujos trabalhos é muito difícil a gente apreciar impunemente. Conheci o autor no fim dos anos 80 lendo a série Incal, escrita por ele e desenhada por Moebius. Mais tarde assisti a alguns filmes dele, como Santa Sangre e El Topo, li o romance Donde mejor canta un pájaro, mais um punhado de histórias em quadrinhos e os livros La Via del Tarot, Psicomagia e La Danza de la Realidad, que a Devir começa a publicar agora com o Psicomagia. Toda vez que leio um de seus livros, sou pego completamente de surpresa pelos caminhos por onde enveredam a mente e a pena do autor.

Psicomagia é o nome que o escritor chileno dá a uma técnica por ele criada e exercida de suposta cura espiritual. A técnica se baseia na premissa de que o inconsciente aceita os atos simbólicos como se fossem acontecimentos reais de modo que um ato mágico-simbólico-sagrado poderia modificar o comportamento do inconsciente e, portanto, se bem aplicado, curar certos traumas psicológicos. Estes atos são criados sob medida e são prescritos depois que o psicomago analisa as peculiaridades pessoais do consulente e estuda sua árvore genealógica.

A técnica é uma mistura de arte, psicoterapia moderna, filosofia oriental (em particular o zen budismo), misticismo, culturas antigas em geral, reencarnação, gnosticismo e Nova Era com uma influência especial de autores como Gurdjieff e Carlos Castaneda.

Na terapia psicoanalítica se tentaria traduzir a linguagem dos sonhos que pertencem ao inconsciente; mas, segundo Jodorowsky o inconsciente não é traduzível, ele é totalmente caótico, por esse motivo, o inconsciente não seria capaz de adotar uma expressão racional. Na psicomagia se propõe que se utilize o caminho inverso na comunicação consciente-inconsciente, que seja a parte racional das pessoas a aprender a linguagem do inconsciente.

A psicomagia parte do pressuposto de que em toda enfermidade há uma proibição (o sujeito é proibido de ser o que é), uma falta de consciência (o sujeito não se dá conta do que é) ou uma falta de beleza (quando perde a beleza espiritual, a pessoa adoece).

Segundo Jodorowsky, a psicomagia não pretende ser uma ciência e sim uma forma de arte que possui virtudes terapêuticas.

Vale lembrar que o conceito de arte de Jodorowsky é bastante particular. Para ele a finalidade da arte é curar.
O Autor

Alejandro Jodorowsky nasceu no Chile no dia 7 de fevereiro de 1929. Ele viajou por todo o país com um teatro itinerante de fantoches antes de partir para a França em 1953, com 50 dólares no bolso. Em Paris, ele criou várias pantomimas para o mímico Marcel Marceau, dirigiu extravagâncias musicais e passou um tempo com os surrealistas, de quem se separou em 1962, ao fundar o movimento de contracultura Pânico com Topor e Arrabal.

Em 1965, Alejandro Jodorowsky voltou à América do Sul. No México, ele criou o movimento teatral de vanguarda desse país, e tornou-se conhecido na indústria cinematográfica. Primeiro, ele adaptou a peça do seu amigo Arrabal, Fando & Lys, e depois filmou El Topo e A Montanha Sagrada.

Em 1975, ele começou a trabalhar em um projeto colossal: a adaptação do romance Duna, de Frank Herbert, para o cinema. Ele contratou vários designers gráficos como H.R. Giger, Christopher Foss e Moebius para desenhar os storyboards, e ofereceu o papel de Imperador a Salvador Dali. O filme seria finalmente dirigido muito tempo depois por David Lynch.

Desse desapontamento surgiu uma nova dupla no mundo dos quadrinhos. Em 1978, Moebius e Jodorowsky concluíram seu primeiro trabalho juntos, uma fábula ilustrada: Os Olhos do Gato. Em 1980, os dois embarcam na posteriormente lendária série Incal.

Alejandro Jodorowsky se tornou um dos mais importantes autores de história em quadrinhos da Europa. Ele desfruta de um sucesso atrás do outro em colaboração com os artistas mais conhecidos da indústria. Seus romances e poemas são publicados em todo o mundo e ele também é um grande especialista em Tarô.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: