sexta-feira, 3 de julho de 2009

Últimos dias da mostra sobre vida e arte de Guilmar Silva


A trajetória de um dos nomes mais representativos das artes plásticas paranaenses está retratada na exposição que encerra neste domingo (5), no Solar do Barão.



O público tem até domingo (5) para apreciar, no Centro Cultural Solar do Barão, a produção de Guilmar Silva. Falecida no ano passado, a artista plástica, que era funcionária da Fundação Cultural de Curitiba, deixou uma obra essencial na pintura paranaense, além de ter exercido importante papel como produtora cultural e incentivadora de novos artistas. A exposição integra a série de eventos sob o tema Ética e Estética de Guilmar Silva, que contou com mesa-redonda, lançamento de livro, palestra da crítica de arte Angélica de Moraes e exibição vídeo com depoimentos de artistas, críticos e personalidades.

A mostra, organizada pela artista plástica Estela Sandrini junto com os filhos de Guilmar, Silvio Silva Júnior e Fabiana Vieira Silva Wendler, faz uma retrospectiva da sua produção artística, reunindo uma coleção completa de gravuras e desenhos, bem como diferentes fases e técnicas da sua pintura. Estela Sandrini e os filhos de Guilmar também são os autores do livro que foi lançado na abertura da exposição, no mês de maio passado, mostrando a trajetória da artista e passagens relevantes de sua história.

O projeto de realização da exposição retrospectiva, do livro e dos debates em torno da obra de Guilmar Silva foi financiado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. De acordo com Fabiana Wendler, a proposta da homenagem se concretizou em torno de dois traços fortes da personalidade de Guilmar. “A ética sempre pautou a sua vida e a estética foi a matéria-prima do seu trabalho”, explica Fabiana. Apesar de sua obra despontar como uma das mais expressivas da arte brasileira contemporânea, Guilmar Silva optou muitas vezes por dedicar o seu tempo às atividades profissionais. Teve importante atuação na revitalização do Solar do Barão, espaço que agora acolhe os eventos em sua homenagem. Também ajudou a revitalizar os mecanismos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

Ao longo de sua carreira, iniciada no curso de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1977), Guilmar realizou mais de 70 exposições individuais e coletivas por todo o Brasil. Suas obras, caracterizadas pela organização espacial e pictórica do cubismo, compõem os acervos do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte de Santa Catarina e Universidade Federal do Paraná.



Outras exposições: Também neste domingo (5), encerram mais duas exposições que estão em cartaz no Centro Cultural Solar do Barão. Uma delas, intitulada Ateliê de Edílson Viriato, é dedicada a Guilmar Silva e reúne trabalhos realizados pelo artista plástico Edílson Viriato e 26 alunos e artistas que frequentam o seu ateliê, sendo que todos eles conviveram e desenvolveram fortes laços de amizade com a artista.

A exposição Portrait, com curadoria de Nilza Procopiak, apresenta obras do acervo do Museu da Fotografia. Todas são retratos, mas trazem sempre um elemento inusitado. Segundo a curadora, “a exposição abrange não somente essa classificação pela qual a fotografia é reconhecida e separada das demais fotos, senão todas aquelas obras fotográficas em que uma pausa acontece e o olhar do fotógrafo – em primeiro lugar – e depois o do público percebem, num átimo de tempo, todo o contexto que envolve retrato e retratado, até mesmo quando este – ausente – está apenas insinuado”.


Serviço: Exposições Ética e Estética de Guilmar Silva, Ateliê de Edílson Viriato e Portrait. Local: Centro Cultural Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia) – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro Data: aberta à visitação até o dia 5 de julho de 2009. Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábado e domingo, das 12h às 18h. Entrada franca. Informações: (41) 3321-3269

Nenhum comentário: