quinta-feira, 16 de julho de 2009

PROBLEMAS DE TRÁFEGO NA WEB LIDERAM AMEAÇAS VIRTUAIS EM JUNHO

De acordo com relatório de segurança de junho da Fortinet, aumento de pishing e malwares reforça tendência da próxima geração de ameaças a serviços online

A Fortinet, empresa pioneira e líder mundial no fornecimento de soluções de gerenciamento unificado de ameaças (UTM), divulga seu relatório mensal de segurança, onde mostra que em junho houve um crescimento significativo da ameaça de tráfego na web, marcado por um volume maior de malwares e de uma taxa mais elevada de pishing (fraude online). Marcado por um ano com alta taxa de exploits ativos, como constatou o Relatório de Ameaças de Maio, a atividade de ameaça saltou ainda mais à frente durante esse período, marcando altos índices. Entre os principais destaques do Relatório de Ameaças de junho estão:


. Abrindo espaço para Malwares Web-borne: Tirando o elástico Netsky da lista Top 10 de malware, os variantes do Zbot ocuparam a 2ª e 3ª posição, com os variantes mais ativos W32/Zbot.M e W32/Zbot.V, espalhando dados e trojans através do email falso eCard e direcionando usuários para sites maliciosos. Também contribuiu para a tendência global de redirecionamento malicioso o JS/PackRedir.A, que saltou 36 posições na lista por redirecionar visitantes para sites contendo arquivos maliciosos em PDF e SWF. Com todas as novas atividades, os trojans de games online continuam mantendo altas posições, ocupando a número um, enquanto o W32/Virut.A está na 4ª posição, embora tenha descido alguns degraus.

. Nível de Spam desaponta: Os níveis de Spam ficaram inalterados no período, apesar dos esforços para derrubar a suposta rede central de spam 3FN/Pricewert. Muitas campanhas permaneceram agressivas, incluindo a da gangue 'Canadian Pharmacy', que reflete esforços do Zbot com um falso eCard.

. Vulnerabilidades e Exploits Ativos provam consistência: em igualdade com o relatório de maio, as taxas de ameaças durante o período continuaram a subir. Das 108 novas vulnerabilidades relatadas, 62 foram consideradas exploits ativos, indicando um aumento de 57,4%. A maior parte da atividade de exploits observada veio dos Estados Unidos (22,2%).


"Algumas tendências muito notáveis surgiram no relatório de junho, como a crescente popularidade dos malwares web-borne, que estão conduzindo a próxima geração de ameaças aos serviços online", afirmou Derek Manky, gerente de projetos de segurança e pesquisa de ameaças da Fortinet. "Hackers continuam na tentativa de conduzir o trafégo em massa para suas ameaças, utilizando diversas táticas auxiliadas por grandes comunidades online e, como resultado - mais do que nunca -, os usuários devem ser cautelosos sobre quem e o que eles confiam".


A equipe de pesquisa FortiGuard compilou estatísticas de ameaças e tendências de junho com base nos dados coletados nos aplicativos de segurança da rede FortiGate® e nos sistemas de inteligência em produção ao redor do mundo. Os clientes que usam os serviços de subscrição FortiGuard da Fortinet já estão protegidos contra as ameaças mostradas neste relatório.

Para ver o relatório completo acesse

Nenhum comentário: