quarta-feira, 8 de julho de 2009

MOSTRA ALAIN RESNAIS

CINQUENTA ANOS DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA

De 11 a 16 de julho


Realização:

Cinemateca da Embaixada da França

Aliança Francesa

Cinemateca de Curitiba


Entrada franca



Versão original com legendas em português



Nascido em 1922, em Vannes, Alain Resnais é um cineasta do tempo e da memória. É o único autor de cinema a não escrever os roteiros de seus filmes. Os temas por ele abordados são os mais variados, sempre girando em torno dos mecanismos psicológicos e da questão do livre-arbítrio, o que cria um universo de imagens aparentemente sem sentido, porém de grande apelo sensorial. O diretor é bastante conhecido por suas obras-primas de ficção poética, como Hiroshima, meu amor, sobre a ligação de uma francesa com um oficial alemão em plena ocupação nazista, e O ano passado em Marienbad, história de um homem que tenta convencer uma mulher a fugir com ele, mas ela não consegue lembrar-se do caso que eles tiveram no passado, em Marienbad. Além disso, Resnais realizou documentários de grande importância, como Noite e Neblina, sobre os campos de concentração nazistas, até hoje considerada uma das mais fortes e contundentes obras realizadas sobre o Holocausto. Essas e outras obras estarão presentes na mostra, que homenageia os 50 anos da Nouvelle Vague e comemora o ano da França no Brasil.


Dia 11, às 19h:

Antes da sessão, haverá uma apresentação com a jornalista e historiadora Viviane Ribeiro, coordenadora da Aliança Francesa.

Hiroshima, Meu amor - Hiroshima mon amour. Ficção. (França/Japão, 1959 – 90’). Direção de Alain Resnais. Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassa, Pierre Barbaud, Bernard Fresson.

Em 1959, jovem francesa passa a noite com arquiteto japonês, em Hiroshima, onde ela participa de um filme sobre a paz. Ele a faz lembrar de seu primeiro amor, um soldado alemão que conheceu em Nevers, na França, no final da segunda guerra.

Classificação 16 anos


Dia 12, às 16h:

O Ano Passado em Marienbad - L'année dernière à Marienbad. Ficção. (França, 1961 – 94’). Direção de Alain Resnais. Elenco: Delphine Seyrig, Giorgio Albertazzi, Sacha Pitoëff, Françoise Bertin, Pierre Barbaud.

Num imenso e luxuoso palácio barroco, transformado em hotel (e em labirinto espaço-temporal), entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir consigo. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram no ano passado, em Marienbad – ou seria Frederiksbad?)

Classificação 16 anos

Às 20h:

- Reprise do programa

Dia 13, às 16h:

Meu Tio na América - Mon oncle d’amérique. Ficção. (França, 1980 – 125’). Direção de Alain Resnais. Elenco: Gerard Depardieu, Nicole Garcia, Roger Pierre, Nelly Borgeaud, Pierri Arditi, Gerard Darrieu,Phillippe Laudenbach, Marie Dubois, Henri Laborit, Jean Baste.

Os destinos cruzados de três personagens sob o olhar de uma quarta cobaia: o biólogo Henri Laborit, que explica sua própria teoria sobre como o ambiente interfere na formação da personalidade dos seres humanos. Mas desta vez, ao invés de ratos de laboratório, os objetos de investigação são dois homens e uma mulher, de cidades, origens sociais e famílias diferentes, cujas vidas são acompanhadas desde a infância até a fase adulta. Classificação 12 anos

Às 20h:

- Reprise do programa


Dia 14, às 16h:

Stavisky ou o império de Alexandre – Stavisky. Ficção (França/Itália, 1974 – 120’). Direção de Alain Resnais. Elenco: Jean-Paul Belmondo. François Périer, Anny Duperey, Michael Lonsdale, Roberto Bisacco, Claude Rich, Charles Boyer, Pierre Vernier, Gerard Depardieu.

Enquanto Trotski obtém asilo político em território francês, o industrial e escroque Serge Alexandre, na pele de Stavisky, com seu charme e talento irresistíveis, consegue estar sempre cercado de muitos amigos, dentre eles, membros influentes da elite industrial e política francesa do começo dos anos 30. Mas quando seu grande golpe, envolvendo milhões de francos, é exposto, o resultado é um escândalo que quase leva a uma guerra civil. Classificação 14 anos

Às 20h:

- Reprise do programa


Dia 15, às 16h:

Muriel ou o tempo de um retorno - Muriel or le Temps D’um Retour. Ficção. (França/Itália, 1963 – 115’). Direção de Alain Resnais. Elenco: Delphine Seyrig, Jean-Pierre Kérien, Nita Klein, Jean-Baptiste Thiérré, Claude Sainval, Laurence Badie, Jean Champion, Jean Dasté.

História de um grupo de pessoas da cidade de Boulogne, no início da década de 1960. Uma viúva e seu jovem enteado, ambos às voltas com difíceis lembranças que lhes pertubam o passado. Um antigo amor da juventude volta à vida da mulher e espanta o tédio de sua existência. Já o rapaz é assombrado por memórias de uma atrocidade que testemunhou durante a guerra da Argélia, quando uma jovem chamada Muriel foi torturada até a morte. Classificação 12 anos

Às 20h:

- Reprise do programa


Dia 16, às 16h:

Sessão de 3 curtas do Resnais: Guernica/ As estátuas também morrem/ Noite e Neblina - 3 Court-métrages Resnais – Guernica/ Les statues meurent aussi/ Nuit et Brouillard. Documentários. (França, 1950 – 60’).

Guernica

O bombardeamento da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco, é evocado através do afresco de Picasso (de 1937) e de outras de suas obras.

As estátuas também morrem

A arte negra torna-se um panfleto anti-colonialista e anti-racista. Neste potente poema, ritmado pelas formas das estátuas africanas, expõe-se a opressão e a destruição de uma arte e de um povo por outro povo.

Noite e Neblina

Imagens coloridas dos campos de concentração abandonados e filmes de arquivos em preto e branco. Texto do escritor Jean Cayrol, um ex-prisioneiro do campo de Orianemburgo.

O canto do Estireno – Le Chant du Styrène. Documentário. (França, 1958 – 14’).

Documentário sobre a fabricação da matéria plástica, com narração em versos alexandrinos e em cinemascope.

Toda a Memória do Mundo – Toute la Mémoire du Monde. Documentário. (França, 1956 – 22’).

Nas entranhas da Biblioteca Nacional, quem sabe qual será, amanhã, o testemunho mais confiável de nossa civilização? De corredor em corredor, de livro em livro, desdobra-se o labirinto.

Classificação 16 anos para todos os filmes deste programa

Às 20h:

- Reprise do programa

Nenhum comentário: