quarta-feira, 15 de julho de 2009

MEDO E SUSPENSE

De 17 a 20 de julho de 2009

Local : Cinemateca de Curitiba

Entrada franca



Apesar de não serem freqüentes no cinema brasileiro, os gêneros do terror e do suspense, encontrados em filmes produzidos nas décadas de 60 e 70, deixaram uma grande contribuição estética. E é servindo-se dessa herança do passado, que a produção recente desses gêneros chega ao futuro, seguindo um caminho cada vez maior no que diz respeito ao experimentalismo visual. Na tela, histórias quase inenarráveis, porém com uma malha visual marcante, recheadas de diálogos com outros longas-metragens da história do cinema mundial. Aproveite a sessão e aprecie os seis curtas-metragens que a Cinemateca de Curitiba apresenta nesta mostra de Medo e Suspense.

Dias 17 e 19, sessões às 16h e 20h

Dias 18 e 20, sessões somente às 16h

Total do programa 76’ – Classificação 16 anos para todos os filmes do programa

TROPEL (BR/RJ, 2000, fic, cor, 17’). Direção de Eduardo Nunes. Com Duda Mamberti, Ângela Leal e Ana Carolina Dias. A vida monótona do açougueiro João é quebrada com o anúncio do casamento da sobrinha de Dona Eva, Melissa, uma menina de treze anos de idade. Ao final do dia, ele fecha o açougue e a solidão torna-se imensa.

BEHEMOTH (BR/SP, 2002, fic, cor, 6’). Direção e roteiro de Carlos G. Gananian. Com Rafael Rezende e Sérgio Ugeda. Um estranho ritual de magia negra acaba se tornando um pesadelo de conseqüências desastrosas para um fiel orador.

NOCTURNU (BR/RS, 1998, fc, pb, 11’). Direção e Roteiro de Dennison Ramalho. Com Denise V., Roseane Milani, Fábio Seelig. O inferno na Terra, deuses diabólicos. Lúcifer emerge das entranhas de um navio em busca de carne humana e sangue como alimento.

WRAGDA (BR/MG, 2004, fi/doc, cor d pb, 11’). Direção e Roteiro de Frederico Cardoso. Com Maria Clara Guim, Bernando Melo Barreto, Bárbara Piva. Equipe de filmagem viaja para Cataguases com interesses documentais e acaba por conhecer Seu Iran, pertencente a uma seita de idioma próprio e inventado. Decidem por um roteiro ficcional inspirado nos relatos. A Morte ronda.

A MENINA DO ALGODÃO (BR/PE, 2002, fic, cor, 7’). Direção, Roteiro e Montagem de Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho. Com Daniel Bandeira, Ediane Cristine da Silva. A lenda da garotinha morta que aterrorizou crianças nas escolas do Recife, nos anos 70.

DEMÔNIOS (BR/SP, 2004, fic, cor, 24’). Direção de Christian Saghaard. Com Ricardo de Vuono, Kátia Alves e Kaio César. Luz, som e sangue; um pesadelo alucinante com personagens do universo underground do centro de São Paulo.

Nenhum comentário: