quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dicionário do Movimento Operário

Dicionário do Movimento Operário:
Rio de Janeiro do século XIX aos anos 1920
- militantes e organizações
Claudio H. M. Batalha


Coleção História do Povo Brasileiro

Páginas: 298

Este Dicionário do Movimento Operário reúne, sob a forma de verbetes (são 839 militantes e 397 organizações) informações biográficas sobre militantes e históricos de organizações da cidade do Rio de Janeiro durante quase um século, a partir de 1830. O primeiro volume, como os que virão, pretende ser um instrumento de auxílio aos pesquisadores da história operária, um estímulo aos trabalhadores e organizações do presente na busca de domínio sobre sua história e pela afirmação de sua identidade.

O livro é parte da coleção História do Povo Brasileiro, que busca oferecer uma visão abrangente e alternativa da história brasileira, combinando rigor historiográfico com linguagem acessível e publicando obras de autores de reconhecida competência nos temas selecionados para cada volume.

Apresentação

por Ângela de Castro Gomes

Estudos sobre movimento operário, sobre sindicalismo e também, como se diz hoje, sobre a classe trabalhadora, são uma constante na grande área das Ciências Sociais. Com claras marcas interdisciplinares, esse campo de investigação tem refletido as transformações que impactaram essas ciências nas últimas décadas, com destaque para a que acusou a insuficiência dos paradigmas de corte estruturalista. Eles privilegiavam as dimensões explicativas macro-sociais, quase expulsando os homens concretos, digamos assim, da história que faziam e viviam. Mas com o retorno do indivíduo à cena sociopolítica e o reconhecimento da dimensão cognitiva e valorativa como orientadora das ações coletivas, foram exigidas novas ênfases e possibilidades de tratamento de temas clássicos das ciências sociais e da história. É neste contexto que se pode entender o interesse em produzir obras como os dicionários biográficos, que ganham espaço crescente no mundo editorial. Mais especificamente ainda, de produzir um dicionário com foco no movimento operário do Rio de Janeiro em cerca de um século: 1830-1930.

Como parte de um projeto maior – trata-se do primeiro volume de uma série de dicionários sobre movimento operário no Brasil –, esta iniciativa contempla os militantes, mais e menos conhecidos, que se envolveram em lutas e associações, mais ou menos destacadas, na corte/capital federal, pólo mais importante de concentração de trabalhadores no período. Empreitada árdua e longa, que exigiu a cumplicidade e a persistência de um grupo de pesquisadores experimentados. Por meio dela, trajetórias individuais e institucionais se combinam para a construção de um texto de referência que já nasce imprescindível a todos os estudiosos da moderna história social do trabalho.

*Ângela de Castro Gomes é doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, professora titular de História do Brasil da universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora e professora sênior do CPDOC/FGV-Rio.

um lançamento da



Nenhum comentário: