quinta-feira, 16 de julho de 2009

Avaliação de Desempenho com foco em Competência

Avaliação de Desempenho com foco em Competência
A base para remuneração por competência
de Rogerio Leme


N de páginas:136


Este livro apresenta uma ampliação do conceito de competência que vai além do tradicional CHA - Conhecimento, Habilidade, Atitude - visualizando o que o colaborador efetivamente entrega para a organização. Esse conceito é fundamental para que as empresas tenham argumentos precisos para avaliar o Desempenho do Colaborador, mas não como no método tradicional de avaliação desempenho, mas sim, a Avaliação Desempenho com Foco em Competências. Após diversos estudos e pesquisas, foi observada uma escassez de literatura que apresente de forma clara, prática e objetiva como efetivamente implantar a Remuneração por Competências. Há sim muitas literaturas, mas elas não detalham como fazer e principalmente a possibilidade de aplicação coerente com a estrutura das empresas, e "Avaliação de Desempenho com Foco em Competências" vem suprir essa lacuna. Portanto, o objetivo desta obra é apresentar de forma didática e prática a construção de ferramentas de avaliação, que juntas irão compor o Coeficiente de Desempenho do Colaborador, que retrata a sua entrega a organização, de forma alinhada ao conceito de ampliação do CHA das competências, sendo este uma referência comprovada para a Remuneração com foco em Competências.

Através de uma linguagem simples, esta obra atende ao interesse e necessidades de Gestores de todos os portes de empresa, sem exceção, servindo também como referência para nível acadêmico.


Como mensurar de forma prática e sistemática o valor de cada colaborador a ponto de oferecer uma recompensa financeira por tudo que ele entrega a organização? A resposta está em Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, de Rogério Leme. Um livro que descreve técnicas para a observação e mensuração do quanto cada funcionário contribui para a empresa e, a partir desse ponto, estuda formas de remunerá-lo dentro os parâmetros da corporação, sem causar problemas ou estourar a folha de pagamento.

Na obra, Rogério Leme aborda a evolução do conceito do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) utilizado frequentemente nos processos de competências, entendendo o porquê da necessidade de ampliar a visão em Gestão por Competências. Por meio de uma linguagem simples, didática e prática, o autor apresenta a construção de ferramentas de avaliação que irão compor o Coeficiente de Desempenho do colaborador. O pressuposto desse estudo do empenho de cada um tem que estar alinhado ao com os objetivos da empresa, a fim de que todos contribuam de forma significativa com a execução da estratégia definida pela organização. O resultado dessa análise, determina a entrega do funcionário à corporação e assim vai ao encontro dos processos que compõem a Remuneração com Foco em Competências.

Avaliação de Desempenho com Foco em Competências destaca uma metodologia inovadora, que contribui significativamente para a melhoria nos relacionamentos das empresas que vierem a utilizá-la, uma vez que equipes motivadas são a chave do sucesso organizacional.

Conteúdo:

Introdução
1- A Gestão por Competências nas Empresas
2- Conceitos sobre a Forma de Executar a Avaliação de Desempenho
3- Conceitos da Avaliação de Desempenho com foco em Competências
4- Estudo Prático das Perspectivas da Avaliação de Desempenho
5- Perspectivas Especiais
6- Como Calcular a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
7- A Perspectiva Convenção
8- A Utilização da Avaliação de Desempenho para o Desenvolvimento
9- O Coeficiente de Desempenho na Remuneração com Foco em Competências


O AUTOR
Rogerio Leme é tecnólogo, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV-SP, diretor do Grupo AncoraRh, consultor de empresas, palestrante e facilitador de treinamentos. Especializado em Gestão por Competências - inclusive no desenvolvimento de softwares para RH desde 1992 - é autor da metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e dos livros listados abaixo, todos pela Editora Qualitymark:

*
Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências
*
Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
*
Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental
*
Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º


E ainda

-Gestão do desempenho integrando avaliação e competências com o Balanced Scorecard

UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: