sexta-feira, 5 de junho de 2009

PORANDUBA

UMA OBRA MAGNÍFICA, e impecável em sua concepção, conteúdo e acabamento . (E.C.)

PORANDUBA

Histórias dos povos indígenas

Um mergulho nas histórias de 28 mitos indígenas brasileiros. Um pouco das características de 20 tribos: língua, população, localização e trajetória. Poesia, imaginação e cultura nacional se misturam no livro e nos 4 cds que compõem “Poranduba – Roda de Histórias Indígenas”.

“Ianejar, o grande criador, era sozinho. Ele cansou de estar só, não gostava de ficar sozinho. Então, ele colheu o mel e soprou. E do seu sobro divino surgiu a mulher de mel”, destaca uma das narrativas.

A obra traz histórias que remetem ao sentido da vida, a relação do homem com a natureza, ao sobrenatural, as adversidades e aos aspectos do imaginário de tribos como Bororo, Kaiapó, Kaxinauá, Mawé, Tucano e Xavante. O trabalho é resultado de anos de pesquisa da arte-educadora Rute Casoy.

“No início era o nada, só o espaço sem corpo e sem forma. Lugar da tristeza, do vazio, do frio. Na escuridão uma voz soava. Era Iepá, que na língua dos criadores quer dizer gente, terra, feminina. No início dos tempos, Iepá não criou nem terra nem gentes, morava na casa de vento e dentro dela a vida existia em forma de redemoinhos de sonhos”, comenta uma das narrativas.

Na língua tupi, Poranduba quer dizer história, notícia ou pergunta. O projeto, uma das mais cuidadosas publicações já realizadas sobre o assunto, procura não apenas valorizar as histórias indígenas brasileiras, mas também promover um diálogo criativo entre o indígena e o não-indígena, abrindo espaço para a imaginação de públicos de todas as idades.

O projeto Poranduba é uma realização do grupo “Roda de Histórias Indígenas”, do INBRAPI (Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual) e da Nau Editora e conta com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, na linha de Educação para as Artes, visando à produção de materiais para educadores.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: