quarta-feira, 24 de junho de 2009

Obras de Bach em concerto da Camerata Antiqua de Curitiba



Um programa dedicado a Johann Sebastian Bach marca as apresentações do fim de semana, sob a regência do maestro convidado Luís Otávio Santos.

O moteto, gênero musical polifônico que surgiu no século XII, encontrou seu ápice nos Seis Motetos de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), obras que integram o repertório da Camerata Antiqua de Curitiba, no concerto deste fim de semana. Sob a regência do maestro convidado Luís Otávio Santos, o grupo musical da Prefeitura Municipal apresenta-se às 20h de sexta-feira (26), na Igreja Bom Jesus, e às 18h30 de sábado (27), na Capela Santa Maria, dentro da temporada 2009 de concertos patrocinada pela Volvo.

O público terá a oportunidade de apreciar composições que ocupam um lugar ímpar no conjunto de obras de Bach. Escritos em alemão e com textos sacros, os motetos exigem preparo e talento dos músicos para a sua execução. Consta que, em uma visita a Leipzig, Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) ouviu a apresentação de um dos motetos de Bach e considerou que aprenderia muito com aquela composição. O programa completa-se com outra obra de Bach, a Suíte Nº 3 para Orquestra em Ré Maior.

O regente – O regente convidado para este concerto da Camerata Antiqua de Curitiba é Luís Otávio Santos, formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (Holanda). Desde 1992, o músico atua como spalla e solista da renomada orquestra barroca belga “La Petite Bande”, dirigida por Sigiswald Kuijken, com a qual já realizou turnês por toda Europa, China, Japão, México, Argentina, Colômbia e Chile, além de gravar dezenas de CDs e programas de televisão para as televisões belga, francesa e japonesa.

Luís Otávio Santos também lidera outros grupos na Europa, entre eles “Ricercar Consort” (direção de Philippe Pierlot), “Le Concert Français” (direção de Pierre Hantai), “Nederlandse Bachverening” (direção de Gustav Leonhardt) e “Den Haag Baroque Orchestra”. Foi professor de violino barroco na “Scuola di Musica di Fiesole” em Florença (Itália), de 1997 a 2001, e no “Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles”, de 1998 a 2005.

Na sua discografia solo destacam-se a integral das Sonatas de Johann Sebastian Bach, ao lado do cravista Peter-Jan Belder, para o selo holandês Brilliant; As Quatro Estações de Vivaldi com La Petite Bande, pelo selo belga Accent; e as Sonatas para violino de J. M. Leclair, para o selo alemão Ramée, gravação que recebeu o prêmio “Diapason d´Or”, a maior distinção francesa concedida a um registro fonográfico.

No Brasil, Luís Otávio Santos responde pela direção artística do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), que tem 19 anos de história. Neste evento é também regente da Orquestra Barroca do Festival, que já gravou nove CDs e um DVD com obras brasileiras e européias, em registros inéditos no Brasil. Em 2007, Luís Otávio Santos foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura por seu envolvimento com a cultura nacional e reconhecimento à carreira internacional.

Serviço:

Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Luís Otávio Santos, dentro da temporada 2009 de concertos, patrocinada pela Volvo. No programa, obras de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Data: 26 de junho de 2009 (sexta-feira), às 20h

Local: Igreja Bom Jesus (Praça Rui Barbosa, s/n – Centro)

Entrada franca

Data: 27 de junho de 2009 (sábado), às 18h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: