sábado, 6 de junho de 2009

Músico espanhol apresenta-se na série Guitarríssimo

O recital de Feliu Gasull abre o terceiro ano da série, que traz para Curitiba grandes intérpretes do flamenco.



A série de concertos Guitarríssimo, promovida pelo Instituto Cervantes com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, começa uma nova temporada com a apresentação do músico espanhol Feliu Gasull, na próxima terça-feira (9), às 20h, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. Nascido em Barcelona, Feliu Gasull tem uma intensa vida profissional como compositor, violonista e professor. Atualmente dirige o Departamento de Música Tradicional da Escola Superior de Música da Catalunha.

A série Guitarríssimo reúne apresentações de artistas internacionais para traçar um panorama dos instrumentos associados ao violão, como a vihuela e a guitarra barroca, passando pelas guitarras românticas, pelo estilo flamenco e pelo violão moderno, em suas diversas vertentes. A série teve início em 2007, em São Paulo, e estendeu-se a outras capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador e também Curitiba.

Primeiro convidado da serie Guitarríssimo em 2009, Gasull escreveu mais de setenta obras para uma variedade de formações, incluindo música para violão solo, sinfônica, coral e de câmara, assim como trilhas sonoras para filme e música para dança. Muitas de suas obras de câmara e sinfônicas incluem o violão e incorporam elementos derivados do flamenco e outros gêneros populares mediterrâneos.

A música de Gasull tem sido descrita como a ligação entre Manuel de Falla e Paco de Lucia, e tem sido interpretada em inúmeras formações, como Orquesta Sinfonica de Barcelona, Santa Fe Chamber Music Orchestra Festival, Amsterdam's New Ensemble, Baltimore Chamber Orchestra, Sinfonieta de Caracas e Orquestra de Camara Teatre Lliure. Como violonista, Gasull apresenta-se em festivais, entre eles o Festival Internacional Andres Segovia, Festival Perelada, Santa Fe Chamber Music Festival e Festival Ibero-americano de Guitarra (Chile).



Serviço:

Série Guitarríssimo – Violonista Feliu Gasull

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data: 9 de junho de 2009 (terça-feira), às 20h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível – promoção não cumulativa)

Informações: (41) 3321-2840

Nenhum comentário: