quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dori Caymmi & Renato Braz no Teatro da Caixa






O duo Dori Caymmi & Renato Braz apresenta o show “Mano a Mano” com participação especial do contrabaixista Sizão Machado



Dori Caymmi e Renato Braz são amigos de longa data. Dori participou de todos os CD’s de Renato, tanto como arranjador, músico e intérprete, além de várias canções suas estarem nos discos. “Mano A Mano”, show inédito que eles apresentam em Curitiba, nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho, foi pensado exclusivamente para o Teatro da Caixa. Nele o duo, que contará também com a participação do contrabaixista Sizão Machado, apresentará versões para clássicos da MPB como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), “Beatriz” (Chico Buarque e Edu Lobo), “Viola enluarada” (Marcos Vale e Paulo Sérgio Vale) e canções de Dori Caymmi, como “Desenredo” (com Paulo César Pinheiro) e “Na ribeira deste rio” (com poema de Fernando Pessoa), além de uma maravilhosa interpretação de “O trenzinho do caipira” (Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar).

Duas homenagens especiais acontecem no show: ao mestre Dorival Caymmi, pai de Dori, falecido recentemente, com a canção “Sargaço mar”; e ao nosso maestro maior Antônio Carlos Jobim, com a canção “Chora coração”, em parceria com Vinicius de Moraes.



Dory Caymmi



Dori Caymmi é considerado um dos nossos maiores violonistas e arranjadores. Transferiu-se para os Estados Unidos em 1989, fixando residência em Los Angeles, onde gravou com a Qwest, de Quincy Jones. Em 1991, foi indicado para o Prêmio Grammy, na categoria World Music, com o disco "Brazilian serenata", dividido com Milton Nascimento.

Dois anos depois, escreveu o arranjo de "Aquarela do Brasil", para a gravação do pianista Herbie Hencock, indicada para o mesmo prêmio, na categoria Melhor Solo. Em 1997, atuou como compositor, arranjador e instrumentista na trilha sonora do filme "Bela Donna", de Fábio Barreto.

Em 2000, foi, mais uma vez, indicado para o Prêmio Grammy. Concorreu na categoria Melhor Arranjo Instrumental, pela faixa "Pantera cor-de-rosa", registrada em seu CD "Cinema, a romantic vision". Além da indicação, foi o único brasileiro convocado a participar da comissão do Grammy Latino, ao lado de Gloria e Emilio Stefan, Juan Luis Guerra, Jon Secada e Pepe Aguilar, entre outros.

Em 2001, lançou o CD "Influências". Lançou, em 2003, o CD "Contemporâneos", uma homenagem aos seus companheiros de geração. Em 2004, em comemoração ao 90º aniversário do pai, gravou, com os irmãos Nana e Danilo, o CD "Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo", com arranjos de sua autoria para os sambas de Dorival Caymmi. O CD foi contemplado com o Grammy Latino, na categoria Melhor Disco de Samba.

Em 2005, gravou, ao lado de Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Paulo Jobim e Daniel Jobim, o CD "Falando de amor", sobre a obra de Tom Jobim. Em 2006, lançou, com Joyce, o CD "Rio-Bahia", contendo suas canções "Mercador de siri", "Flor da Bahia", "Jogo de cintura" e "Saudade do Rio", todas com Paulo César Pinheiro, "Fora de hora" (c/ Chico Buarque) e "The colors of joy" (c/ Tracy Mann), além de "Demorô" e a faixa-título, ambas de Joyce, "Daqui" (Joyce e Rodolfo Stroeter), "E era Copacabana" (Joyce e Carlos Lyra), "Rancho da noite" (Joyce e Paulo César Pinheiro), "Saudade da Bahia" (Dorival Caymmi), "Joãozinho boa pinta" (Geraldo Jacques e Haroldo Barbosa) e "Pra que chorar" (Baden Powell e Vinicius de Moraes). O disco, gravado no ano anterior em São Paulo, para os mercados inglês e japonês, foi lançado no Brasil numa parceria entre a Biscoito Fino e o selo Pau-Brasil.

Ainda em 2006, a dupla fez show de lançamento do CD no Teatro Rival (RJ), acompanhada por Tutty Moreno (bateria), Rodolfo Stroeter (baixo) e Marcos Nimrichter (piano e acordeom). Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Elis Regina, Nara Leão, Jair Rodrigues, Sergio Mendes e Carmen Mc Rae, entre outros.



Renato Braz



Numa cena em que o papel de intérprete parece ter se tornado propriedade da figura feminina, surge Renato Braz - um cantor que fez da noite paulistana sua primeira escola e também sua primeira vitrine. Vencedor do 5º Prêmio Visa de MPB - Edição Vocal, Renato Braz, nascido na capital de São Paulo, iniciou sua carreira se apresentando em vários cafés, pequenas casas de shows e bares noturnos. É da influência assumida e assimilada de Milton Nascimento e Tim Maia que brota seu canto.

Em 1996, lança seu disco de estréia, o homônimo Renato Braz, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Sharp de melhor disco na categoria revelação. Em fevereiro de 1999 apresentou-se na Alemanha acompanhado pelo percussionista Bré, nas cidades de Hamburgo, Wuppertal e Heidenhein. Lançou, no final de 1998, seu segundo cd, História Antiga, com a participação, como arranjador e músico, de Dori Caymmi. Em novembro de 2000, a convite de Edu Lobo, integra o elenco do espetáculo “O Grande Circo Místico”, ao lado de Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Nando Reis, Daniella Mercury, Nelson Ayres,Orquestra Jazz Sinfônica, entre outros.

Lançou, em março de 2002, o seu terceiro CD, “Outro Quilombo”, em que se destacam as participações especiais do percussionista Bré, cantando “Fiz uma viagem” (tema do folclore brasileiro recolhido por Dorival Caymmi) e de Dori Caymmi, que canta com Renato “Na ribeira deste rio” (poema de Fernando Pessoa musicado pelo próprio Dori).

Em novembro de 2002, como parte da premiação do Prêmio Visa, lançou pelo selo Eldorado o CD “Quixote”, com as participações especiais de Alaíde Costa, Chico César e Dori Caymmi. Em maio de 2006 lançou o disco “Por Toda a Vida”, uma homenagem aos compositores paulistanos Jean Garfunkel e Paulo Garfunkel pelo selo Biscoito Fino, aclamado pela crítica especializada. Este CD lhe rendeu o Prêmio Rival Petrobrás na categoria Cantor Popular no mesmo ano.

Em setembro de 2006 integrou o espetáculo “Orfeu da Conceição” celebrando os 50 anos do encontro de Tom Jobim, Oscar Niemeyer e Vinícius de Moraes. Pela gravadora americana Living Music gravou seu sexto álbum, que será lançado em junho de 2009, produzido pelo saxofonista norte-americano Paul Winter com participações de Nelson Ayres, Eugene Friesen, Paul Mc. Candles, Toninho Ferragutti, Don Grusin, Bré e Sizão Machado.



Serviço:



Espetáculo: Show “Mano a Mano” de Dori Caymmi & Renato Braz, com participação especial de Sizão Machado

Local: Teatro da Caixa

Data: 19 a 21/06/2009

Horários: Sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Edifício Sede II – Curitiba - PR

Bilheteria : 2118-5111 Horário: de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes)

Classificação etária: Livre

Lotação máxima do teatro: 123 lugares

Nenhum comentário: