quinta-feira, 18 de junho de 2009

Debate com a curadora da exposição “Mohamed – Enigmagens”

A artista plástica Patrícia Stuart falará sobre a exposição que reúne obras de Mohamed Ali el Assal. O encontro acontece no próximo sábado (20), às 13h30, no Memorial de Curitiba.

A artista plástica Patrícia Stuart estará no Memorial de Curitiba, neste sábado (20), às 13h30, para uma conversa sobre a exposição “Mohamed – Enigmagens”. Patrícia é curadora e autora do projeto da exposição que reúne obras de Mohamed Ali el Assal (1958-1987), um dos mais importantes artistas paranaenses da década de 80. A exposição está em cartaz nos salões Paraná e Brasil do Memorial de Curitiba.

Selecionado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, o projeto de exposição e catálogo coloca ao alcance do público desenhos e pinturas do artista. A proposta de Patricia Stuart é mostrar que a produção de Mohamed continua de vital importância, capaz de inquietar o espectador que o descobre nesse evento ou que tem a possibilidade de rever a obra.

Depois da morte de Mohamed, em 1987, sua obra foi resguardada, em caráter de comodato, no Acervo da Fundação Cultural de Curitiba, onde se encontra até hoje. O nome do atual projeto, “Mohamed – Enigmagens” foi baseado em um termo utilizado pelo próprio artista. Em suas anotações, Mohamed trapaceava com a língua, utilizava de artimanhas para que aquilo que fosse escrito tomasse um formato único. Talvez o melhor exemplo disso seja o fato de atribuir às pinturas a definição de Enigmagens, uma junção para mostrar algo entre a imagem apresentada e as questões que levantava como artista.

Serviço:

Conversa com Patrícia Stuart, curadora da exposição “Mohamed – Enigmagens”

Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Data: 20 de junho de 2009 (sábado), às 13h30

Entrada franca

Exposição “Mohamed – Enigmagens”

Salões Paraná e Brasil (2º e 3º andar)

Até 12 de julho de 2009. Horário de visitas: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h

Informações: (41) 3321-3328

Nenhum comentário: