domingo, 14 de junho de 2009

Curitiba melhores defeitos piores qualidades



Curitiba melhores defeitos piores qualidades
de Dante Mendonça


290 páginas

Este é um livro típico de "perco o amigo mas, não perco a piada". Dante Mendonça é um catarinense de Nova Trento que radicou-se em Curitiba desde 1970. É Cidadão Honorário do Paraná e chargista desde 1972. Foi o fundador da Banda Polaca , a agremiação carnavalesca de maior importância para o tão combalido carnaval curitibano (quanto antagonismo) e hoje já finada (tal qual a data do tríduo momesco que só nos deixou as "garotas bem boladas"). Cronista de O Estado do Paraná, neste livro descasca esse pinhão que é essa cidade "iniciática". O livro tem orelhas respeitáveis de Jaime Lerner e em seu corpo um humor fino e cáustico que percorre os des-caminhos de uma "Gente Arredia e Fria" (pag.17) e pretende esclarecer "Como dói viver em Curitiba" (pág.139). Enfim, no saber de Fabrício Carpinejar, citado por Dante - "Não se procura Curitiba para pecar". Pano rápido, leiam este livro! (E.C.)

UM LANÇAMENTO DA
Bernúncia Editora





Mas o que é BERNÚNCIA
?

Bernúncia: Animal fantástico do folclore catarinense, personagem na dança do boi-de-mamão, vivificado por dois ou mais indivíduos sob uma armação de madeira coberta por um pano colorido e munida de uma cabeçorra com uma grande mandíbula móvel por onde se "engolem" pessoas.
Segundo Cascudo, proveniente de abrenuntìo "renuncio (ao diabo)", termo de esconjuro, donde também as formas abernunça, abernúncia, abrenunza, bermunça, bernunça, bernunza, brenunça, brenúncia e brenunza.

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado pela divulgação. só hoje vi o post.

um abraço

vinícius alves
bernúncia editora