segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vocal Brasileirão faz show de lançamento do CD com músicas de Chico e Edu


O show acontece nos dias 9 e 10 de maio, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer. “Invisível Cordão” é o primeiro CD solo do grupo.

O Vocal Brasileirão lança o seu primeiro CD solo neste fim de semana, com show nos dias 9 e 10 de maio (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), no Teatro do Museu Oscar Niemeyer. No CD Invisível Cordão, o grupo, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e várias vezes premiado como o melhor conjunto vocal do Paraná, apresenta um repertório dedicado à obra dos compositores Chico Buarque e Edu Lobo. Neste show, o Brasileirão constrói um abran­gen­te mosaico que percorre o rico universo de canções da dupla, com arranjos especialmente elaborados por Vicente Ribeiro e Reginaldo Nascimento.

O vocal mostra as 14 composições escolhidas para integrar o CD, entre as mais populares compostas por Chico Buarque e Edu Lobo. As músicas são resultado da parceira entre os dois e também com outros compositores: O circo místico, Abandono, Choro bandido, Beatriz, Pelas tabelas, Ode aos ratos, A bela e a fera, Vento bravo, Lero-lero, Brejo da cruz, entre outras. Todos os cantores do grupo, num total de 12 componentes, têm oportunidade de apresentar um solo, sendo possível conhecer a habilidade e a qualidade musical de cada um.

“O Brasileirão cresceu muito tecnicamente durante todos esses anos de carreira e a idéia desse álbum é mostrar justamente isso. Estávamos devendo um trabalho como esse”, afirma o diretor artístico do grupo, Vicente Ribeiro. São quase 15 anos de atividades dedicados exclusivamente à música brasileira. Depois de trilhar uma carreira de sucesso no Paraná, o grupo está em busca do seu espaço no contexto nacional. A escolha do repertório do CD, voltado a um público diversificado, faz parte desse projeto. “A ideia é que o Brasileirão vá além dos limites da cidade. Queremos mostrar que o grupo tem qualidade para figurar entre os principais do país”, afirma Vicente.

O Vocal Brasileirão é composto por Suzie Franco, Renildes Chiquito e Cida Airam (sopranos), Fernanda Sabbagh, Beth Lopes e Carol Pacheco (contraltos), Bruno Mazanek, Levi Brandão e Reginaldo Nascimento (tenores), André Dittrich, Marcos Appel e Freddy Branco (baixos). O grupo instrumental é formado por Beth Fadel (piano), Glauco Solter (baixo), Vicente Ribeiro (violão), Denis Mariano e Ricardo Janotto (percussão).

Criado em 1994 pelo maestro e compositor Marcos Leite (1953-2002), o grupo foi quatro vezes vencedor do prêmio Saul Trumpet de Melhor Grupo Vocal do Paraná (1997,1998, 1999 e 2002). Durante quatro anos, o grupo esteve sob a coordenação de Reginaldo Nascimento. Há três anos, sob a direção de Vicente Ribeiro, o Brasileirão passou a dedicar-se à montagem de shows homenageando grupos vocais brasileiros, como o Quarteto em Cy e o Boca Livre.

Serviço:

Vocal Brasileirão – Lançamento do CD Invisível Cordão – Brasileirão canta Chico e Edu

Local: Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer) – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – telefone: (41) 3304-7982

Data: 9 e 10 de maio de 2009 (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)

Ingressos – R$ 10 e R$ 5 (promoção não cumulativa)

Nenhum comentário: