segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obra de Puccini abre temporada do programa Ópera Ilustrada


Suor Angélica, uma das óperas mais conhecidas de Giácomo Puccini, será apresentada nos dias 20 e 21 de maio, às 20h, na Capela Santa Maria.

A temporada do programa Ópera Ilustrada, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, prevê a apresentação de quatro montagens até dezembro. A primeira é a ópera Suor Angélica, uma das mais populares do italiano Giacomo Puccini, a ser apresentada na quarta e na quinta-feira (dias 20 e 21), às 20h, na Capela Santa Maria. Com direção de Neyde Thomas e Rio Novello, o espetáculo é composto pelos trechos mais importantes da ópera de Puccini, executados por coro e solistas de canto lírico. A encenação é intercalada com comentários de Neyde Thomas sobre o contexto histórico e a estrutura cênica da montagem.

Os espetáculos da Ópera Ilustrada são patrocinados pelo Fundo Municipal da Cultura e foram selecionados por meio de edital. Além de Suor Angélica, o grupo de Neyde Thomas apresentará, em outubro, Cosi fan tutte, de Wolfgang Amadeus Mozart. Outro grupo, dirigido por Carlos Harmuch, encenará em agosto a ópera contemporânea brasileira Domitila, de João Guilherme Ripper, e em dezembro levará ao palco o espetáculo Uma noite de ópera nos aposentos reais, que reúne duas pequenas óperas barrocas - Les plaisirs de Versailles e Actéon, de Marc Antoine Charpentier.

Suor Angélica - Último representante de uma linhagem familiar que durante dois séculos dirigiu musicalmente a catedral de Lucca, Giacomo Puccini (1858-1924) foi um dos grandes compositores da ópera realista italiana, criada no século 19 por Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi. Autor de La Bohème (1896), Tosca (1900) e Madame Butterfly (1904), Puccini tem suas obras centradas na figura feminina e baseadas em trágicas histórias de amor. Suas óperas se caracterizam pela perfeita integração entre texto e música, profunda dramaticidade e melodias românticas.

É o que se constata também na história de Suor Angélica, que se passa num convento na Toscana, no final do século 17. A jovem Angélica teve um filho fora do casamento, erro considerado imperdoável para a sociedade da época e para a sua família aristocrática, que decide encerrá-la num convento. Como foi forçada a entrar para a vida religiosa contra a sua vontade, era de se esperar que ela fosse uma freira rebelde e problemática. Pelo contrário, ela conquista todas as irmãs com a sua doçura e a sua bondade. Torna-se uma especialista em ervas e plantas medicinais, com as quais cura todas as aflições. A vida no convento seria quase um paraíso, não fosse o desejo ardente que Angélica tem de rever o filho, tão cruelmente arrancado de seus braços. A vida no convento, contudo, é subitamente abalada pela chegada da Tia Princesa, mulher sinistra que traz uma notícia fatal e que levará a freira ao suicídio.

As duas personagens são interpretadas pelas cantoras Ana Paula Brunkow (Suor Angélica) e Ednéa Oliveira (Tia Princesa). Também estão no elenco mais 12 intérpretes, além do Coro Nova Philarmônica. A direção cênica e o figurino são de Jaqueline Daher.

Serviço:

Ópera Ilustrada – Suor Angélica, de Puccini. Direção de Neyde Thomas e Rio Novello

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data: 20 e 21 de maio de 2008 (quarta e quinta-feira), às 20h.

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível / promoção não cumulativa)

Terça-feira, dia 19, às 20h, haverá ensaio geral aberto ao público.

Nenhum comentário: