segunda-feira, 18 de maio de 2009

O TRÂNSITO DE VÊNUS

O TRÂNSITO DE VÊNUS

de Shirley Hazzard


Páginas - 480


A impressão de vida predestinada é o tema profundo deste que é o livro mais aplaudido de Shirley Hazzard. Caroline e Grace Bell são duas jovens irmãs que deixam a Austrália e vão para a Grã-Bretanha em busca de um recomeço. Órfãs desde muito cedo, elas anseiam por uma vida nova, enquanto a Europa começa a acordar do pesadelo da Segunda Guerra Mundial.

O título se refere a um raro mas constante fenômeno astronômico, que só se repete um par de vezes por século, em datas pré-determinadas. Nas suas poucas horas de duração, o planeta Vênus pode ser visto da Terra como uma pequena mancha preta atravessando o disco solar.

Paralelos aos movimentos celestes, os personagens de Hazzard parecem atraídos por diferentes fatalidades. Seus destinos nunca deixam de se entrelaçar com as turbulências e os absurdos da história da segunda metade do século XX, num romance que começa na Inglaterra rural, retorna à Sydney da memória e aos fronts do trauma de guerra, viaja a Nova York e continua seu curso até Estocolmo. Um retrato pungente dos torneios do amor e do deslocamento geográfico e social, tema tão caro à narrativa australiana.


A AUTORA
Shirley Hazzard Nasceu na Austrália, em 1931, filha de diplomatas. Ingressou no serviço secreto britânico aos dezesseis anos, quando vivia em Hong Kong. Agora uma cidadã americana.



Novelas

* The Evening of the Holiday (1966)
* The Bay of Noon (1970)
* The Transit of Venus (1981)
* O Grande Incêndio (2003)

Coleção de Pequenas Histórias

* Cliffs of Fall and Other Stories (1963)
* People in Glass Houses (1967)

Não-Ficção

* Defeat of an Ideal (1973)
* Countenance of Truth (1990)
* Graham on Capri: A Memoir (2000)



Obras publicadas
pela Companhia das Letras
O GRANDE INCÊNDIO
O TRÂNSITO DE VÊNUS


UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: