domingo, 3 de maio de 2009

Lolo Cornelsen fala sobre arquitetura moderna curitibana


O arquiteto participa da próxima edição do programa Hora da Prosa, na quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Paiol

Um dos mais conhecidos arquitetos de Curitiba, Lolo Cornelsen é o convidado da edição de maio do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural. O arquiteto fala sobre a sua carreira, com ênfase no seu trabalho como projetista das primeiras casas modernas de Curitiba, construídas a partir do final da década de 1940. O encontro acontece na próxima quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Paiol, e conta também com a participação dos arquitetos Salvador Gnoato e Irã Dudeque.

As marcas de Lolo Cornelsen na arquitetura curitibana vão além dos traços modernistas das casas residenciais da década de 1950. O arquiteto acompanhou o urbanista Alfred Agache durante a realização do seu plano para Curitiba. Foi um dos responsáveis pela construção do Estádio Couto Pereira, dos autódromos de Curitiba, de Jacarepaguá e Estoril (em Portugal) e também pelo plano rodoviário do Paraná. Desempenhou várias funções públicas, entre elas a de Secretário de Obras do governo Moysés Lupion e de diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), quando projetou, entre outros, a Rodovia do Café, o Ferry-boat de Guaratuba, a Estrada do Colono e a estrada Curitiba-Paranaguá.

O programa Hora da Prosa promove discussões de temas relacionados à história, memória e ao patrimônio cultural de Curitiba, sob a coordenação da Diretoria do Patrimônio Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Os encontros acontecem com a participação de palestrantes escolhidos entre profissionais que atuam na área, favorecendo um ambiente de divulgação de ações de patrimônio, debates e troca de informações. Todos os encontros são filmados em formato digital e incorporados ao Centro de Documentação da Casa da Memória, onde ficam disponíveis ao público para consulta e pesquisa.

Serviço:

Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Data: 6 de maio de 2009 (quarta-feira), às 19h

Entrada franca.

Nenhum comentário: