quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vivaldi e Piazzolla na Orquestra de Câmara de Curitiba


Rodrigo Toffolo é o maestro convidado para o concerto de abertura da temporada 2009 de apresentações do grupo curitibano.

O contraponto entre “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi (1678 – 1741), e “As Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla (1921 – 1992), marca a abertura da temporada 2009 de concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba. O grupo mantido pela Prefeitura Municipal apresenta-se sob a regência do maestro convidado Rodrigo Toffolo, às 20h de sexta-feira (17), na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e às 18h30 de sábado (18), na Capela Santa Maria.

Com o título de “As Oito Estações”, o repertório contrapõe as célebres peças barrocas de Vivaldi, publicadas em 1725, às composições de Piazzolla, escritas na segunda metade da década de 1960, tendo como solistas convidados os instrumentistas Ricardo Amado (violino) e Hugo Pilger (violoncelo). Segundo o maestro Rodrigo Toffolo, o programa “cria uma dialética entre os hemisférios, revelando que a beleza da música reside em sua capacidade de ser eternamente o retrato da alma”.

A mais popular criação de Vivaldi já trazia os títulos “A Primavera”, “O Verão”, “O Outono” e “O Inverno”, além de um texto relativo a cada uma das estações do ano. As obras confirmam a genialidade do compositor que conhecia os principais segredos do violino. Em “As Quatro Estações Portenhas” estão presentes as qualidades que fizeram de Astor Piazzolla uma das maiores expressões artísticas da Argentina. Escritas para orquestra de cordas, com adaptação de Hugo Pilger para dois instrumentos solistas (violino e violoncelo) sobre arranjo original de José Bragato, as peças mostram a razão de o compositor ser considerado um músico extraordinário.

O maestro – Mineiro de Ouro Preto, o maestro Rodrigo Toffolo nasceu em 1977 e iniciou os estudos de música em 1989, aprendendo violino com o professor Moisés Guimarães. Aluno de regência orquestral do maestro e compositor Ernani Aguiar, é mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Toffolo atuou por longo tempo como violinista do Quarteto Ouro Preto e é músico fundador da Orquestra Ouro Preto, coordenador artístico e atual regente titular. Como regente, dedica-se à música histórica de Minas Gerais, tendo em seu repertório, dentre outras, obras de João de Deus de Castro Lobo e José Emerico Lobo de Mesquita. Também é integrante do grupo Bateia, formação camerística que tem como propósito a pesquisa e a interpretação da música brasileira.

Os solistas – Natural de Uberlândia (MG), o violinista Ricardo Amado graduou-se em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília, tendo aperfeiçoado técnicas musicais com Nicolas Merat e Paulo Bosísio. Vencedor do Concurso Nacional de Piracicaba (SP), em 1989, no mesmo ano obteve o prêmio de melhor intérprete de música brasileira no Concurso Nacional para Instrumentos de Corda de Juiz de Fora (MG). Apresentando-se como solista de várias orquestras, além de desenvolver trabalho de música de câmara integrando o trio Aquarius – com o qual fez concertos nos Estados Unidos e Europa –, atualmente é “spalla” da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nascido em Porto Alegre (RS), em 1969, Hugo Pilger iniciou seus estudos de violoncelo com o professor Milton Bock, na Fundação Nacional de Artes de Montenegro (RS). Formou-se com nota máxima em Bacharelado em Violoncelo na UNI-RIO, na classe do professor Alceu Reis. Aprimorou conhecimentos com importantes violoncelistas, entre eles Marcio Carneiro, Antonio Del Claro, Arturo Bonucci, Antonio Meneses e Bernard Greenhouse. Com várias apresentações como solista de importantes orquestras, em concertos na Europa e América do Sul, é primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) e violoncelo solista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.



Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro convidado Rodrigo Toffolo, na abertura da temporada 2009 de concertos, patrocinada pela Volvo. O evento tem como solistas convidados Ricardo Amado (violino) e Hugo Pilger (violoncelo).

Datas, locais e horários:

- 17 de abril de 2009 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.520 – Carmo). Entrada franca

- 18 de abril de 2009 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: