terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A TERRA EM BALANÇO

ECOLOGIA E O ESPÍRITO HUMANO

A TERRA EM BALANÇO
de AL GORE


Páginas: 352

Em setembro de 1992, o ex-presidente norte-americano Al Gore finalizou um de seus livros mais conhecidos: A Terra em balanço ­– ecologia e o espírito humano. Tão logo foi publicada nos Estados Unidos, a obra ganhou edições em diversos outros países, incluindo o Brasil.

Mesmo após 16 anos, o assunto ainda está atual. Por essa razão, a Editora Gaia – que tem como principal proposta divulgar e celebrar a “visão de Gaia”, teoria que considera a Terra como um ser vivo, auxiliando o leitor a viver em perfeita harmonia consigo mesmo e com o universo – resolveu re-editar a obra que certamente levará os leitores a refletir sobre a capacidade de a atual civilização se autodestruir e, ao mesmo tempo, pensar no cuidado da humanidade com o meio ambiente e no que será feito das futuras gerações.

Al Gore, detentor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 por seu incansável trabalho em levar o debate sobre ecologia para o campo político, chama a atenção nessa obra sobre um assunto que não pode, nem deve ser ignorado: o aquecimento global. Segundo ele, o tema não é apenas uma questão científica, nem política. “Na verdade, trata-se de uma questão moral”. Por isso, prega que haja um plano político bem delineado a fim de combater a destruição do planeta, para que seja possível vislumbrar uma esperança no futuro, e que se preservem as riquezas ambientais da Terra, para garantir o bem-estar das gerações atuais e futuras.

O AUTOR:
Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, é presidente da Current TV, um canal de televisão independente a cabo e por satélite para jovens adultos baseado na criação de conteúdo pelos espectadores e no jornalismo do cidadão. Também é presidente da Generation Investment Management (Geração de Gestão de Investimentos), empresa que adota uma nova abordagem ao investimento sustentável. Ele é membro do Conselho Diretor da Apple Computer, Inc. e conselheiro sênior da Google, Inc. Foi eleito para a Câmara dos Representantes em 1976, 1978, 1980 e 1982, e para o Senado, em 1984 e 1990. Em 20 de janeiro de 1993, assumiu o cargo de 45o vice-presidente dos Estados Unidos, exercendo a função durante oito anos. Em 2007, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Também é autor dos best-sellers The assault on reason e An inconvenient truth. Ele e a esposa, Tipper, moram em Nashville, Tennessee. Eles têm quatro filhos e três netos.



UM LANÇAMENTO










Nenhum comentário: