quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

De 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2009

Domingo, dia 1º de fevereiro – ingresso a R$1,00

CINEMATECA - Sala Groff - Rua Carlos Cavalcanti nº 1174 fone 41 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:30) e 3321-3252 (diariamente das 14:30 às 21:00) – www.fccdigital.com.br


MOSTRA DE ANIME 2009 (Final)

Dias 30 e 31 – Sessões às 16h e 20h – Entrada Franca

Co-promoção com o Consulado Geral do Japão no Paraná

(ver programação anexa)



A ESCOLA DO RISO, 2004, Japão, 121’, de Mamoru Hosi, com Kôji Yakusho, Goto Inagaki, Tae Kimura.

Um censor do governo japonês interfere na montagem de uma adaptação de "Romeu e Julieta", o que faz com que reescreva a peça juntamente com o comediante que a está realizando.

De 01 a 05 sessões 16h

Classificação livre.



ANOS DE CHUMBO, Alemanha, 1981, 106’, de Margarethe von Trotta, com Bárbara Sukowa, Doris Schade, Rudiger Vogler.

Alemanha, 1968: Marianna e Juliane, filhas de um pastor, lutam por mudanças na sociedade, como a legalização do aborto. Juliane é repórter e Marianna, membro de uma organização terrorista. Marianna é presa e passa a ser ajudada pela irmã, que começa a questionar a maneira como ela é tratada.

Dia 01 sessão 20h

Classificação 16 anos

Entrada Franca.


1º FESTIVAL DE JURI POPULAR

DE 02 A 08

SESSÃO 20H

ENTRADA FRANCA

(VER PROGRAMAÇÃO ANEXA)




PROGRAMAÇÃO

De 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2009

Domingo, dia 1º de fevereiro – ingresso a R$1,00

CINE LUZ Rua XV de Novembro nº 822 fone 41 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:30) e 3321-3261 (diariamente das 14:30 às 21:00) www.fccdigital.com.br

MANDELA - LUTA PELA LIBERDADE, 2007 (Alemanha/ França/ Bélgica/ África do Sul/ Itália/ Luxemburgo/ Reino Unido), 140’ de Bille August, com Joseph Fiennes, Dennis Haysbert, Diane Kruger.

A vida de um homem racista (Joseph Fiennes) muda completamente por conta de sua convivência por 20 anos com um negro, prisioneiro do qual cuidou nesse período. O prisioneiro era Nelson Mandela (Dennis Haysbert).

Sessões 15h e 17h35

Domingo, dia 1º sessão somente as 17h35

Classificação: 10 anos

ANDARILHO, Documentário, Brasil, 2007, 80’, de Cao Guimarães.

Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se, cada um do seu jeito, com os elementos de um mundo onde tudo é transitório.

Melhor filme no 9º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canária/Espanha

Melhor direção (documentário) Festival do Rio de Janeiro 2007.

O diretor Cao Guimarães, é, ao lado de Kiko Goifman, um dos principais nomes da vanguarda do cinema brasileiro atual.

Sessão às 20h10

Classificação livre

KIRIKOU – OS ANIMAIS SELVAGENS (Kirikou et lês Bêtes sauvages – França/2005). Animação dublada. Direção de Bénédicte Galup e Michel Ocelot. Kirikou é menino muito pequenino, nascido em uma aldeia da África Ocidental. O garotinho não alcança nem o joelho de um adulto, mas terá de enfrentar a poderosa e malvada Karabá, feiticeira que secou a fonte d’água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Nessa aventura, o garotinho enfrenta muitos perigos e percorre lugares que somente pessoas pequeninas poderiam entrar. – 75’ Classificação livre

Domingo, dia 01 – sessões às 10h30 e 15h










Anexos:

MOSTRA DE ANIME 2009

De 25 a 31 de janeiro de 2009

Na Cinemateca de Curitiba

Entrada Franca

Co-promoção com o Consulado Geral do Japão no Paraná


Dia 25, sessão às 16h:

DORAEMON – O DINOSSAURO DE NOBITA (Japão, 2006). Direção de Ayumu Watanabe. Produtor Fujiko Fujio. Diretor Executivo Kozo Kusuba. 107 min, (legendas em Espanhol) Classificação livre

SINOPSE: Diferente dos outros filmes de Doraemon (o gato robótico) este será um remake do primeiro filme de Doraemon, também chamado DINOSSAURO DE NOBITA que passou no ano 1980. O filme é sobre Nobita que encontra um ovo de dinossauro, e sem condições para criar um dinossauro, resolve levar para a época dos dinossauros com a máquina do tempo, mas acaba ficando preso com Doraemon e seus amigos por causa de uma falha na máquina do tempo.

Às 20h:

A VIAGEM DE CHIHIRO (Japão, 2001). Direção de Hayao Miyazaki. 125 min. (Dublado em portugues). Classificação livre

SINOPSE: Ganhador do Oscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, “A viagem de Chihiro” é um filme que encantou e emocionou platéias em todos os países onde foi exibido. Um desenho feito para crianças de todas as idades. Chihiro, uma menina esperta de 10 anos, e seus pais, estão de mudança. Nos arredores do novo bairro, eles se deparam com um parque de diversões abandonado. Como num sonho ela começa a viver uma grande aventura num mundo encantado, habitado por fantásticas criaturas e passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Para salvar seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.

Dia 26, sessão às 16h:

METRÓPOLIS (Japão, 2001). Direção de Osamu Tezuka. 109 min ( legendas em portugues). 109 min. Classificação 14 anos

SINOPSE: Prepare-se para uma experiência totalmente nova com o que há de mais inovador em matéria de animação. Baseados nos quadrinhos do mestre da animação japonesa, Osamu Tezuka (Astro Boy), escrito pelo lendário Katsuhiro Otomo (Akira) e dirigido por Rintaro (Galaxy Express 999), Mestrópolis é um filme espetacular, com imagens maravilhosas e personagens inesquecíveis. No mundo industrial de Metrópolis, Duke Reid é um poderoso líder.




Às 20h:

A VIAGEM DE CHIHIRO (Japão, 2001). Direção de Hayao Miyazaki. 125 min. (Dublado e Legendado em portugues). Classificação livre

Dia 27, sessão às 16h:

TEKKONKINKREET (Japão, 2006). Direção de Michael Arias. 111min. (dublado em portugues). Classificação 16 anos

SINOPSE: O mesmo estúdio de animação que criou Animatrix apresenta este visualmente e incrível novo filme de animação baseado na popular história em quadrinhos japonesa escrita por Taiyo Matsumoto. Na cidade do tesouro a vida pode ser doce ou brutal. Isto é a pura verdade para nossos heróis Black & White, dois meninos rebeldes de rua que tomam conta da cidade, lutando constantemente contra o vilão do velho mundo Yakuza e criaturas alienígenas assassinadas que pretendem destruir a metrópole.

Às 20h:

TOKYO GODFATHERS (Japão, 2003). Direção de Satoshi Kon. 91 min. (Legendas em portugues). Classificação 16 anos

SINOPSE: O aclamado diretor Satoshi Kon (Perfect Blue, Millennium Actress) e o estúdio líder japonês em animação Mad House (X, Vampire Hunter D, Ninja Scroll) apresentam esta história visual e emocionalmente impressionante de aventura, amor e redenção. Em Tóquio, as vidas de três mendigos são transformadas para sempre quando eles encontram uma bebezinha abandonada no lixo em plena véspera de Natal. Com o Ano Novo se aproximando, os três esquecidos membros da sociedade se juntam para desvendar o ministério do abandono da criança e o destino dos pais. No meio da confusão, acontecimentos e pessoas aparentemente sem relação acabam obrigando a confrontar seus passados remotos, ao mesmo tempo em que eles aprendem a juntos encarar o futuro.

Dia 28, sessões às 16h

COWBOY BEBOP (Japão, 2001). Direção Shinichiro Watanabe. 115 min. (Legendas em portugues) Classificação 16 anos

SINOPSE: Um vírus ameaça Marte e põe uma gang de mercenários na caça de um cruel inimigo. Aventura de ficção baseada numa série de sucesso na TV, com efeitos de animação impressionantes e ação ininterrupta. Marte, Dias antes da festa do Dia das Bruxas de 2071. Vilões explodem um caminhão na Highway One, espalhando um vírus que mata centenas de vítimas. Temendo um ataque bio-químico ainda mais devastador, uma recompensa astronômica é oferecida pela captura da pessoa responsável pela destruição.

Às 20h:

O CASTELO ANIMADO (Japão, 2004). Direção de Hayao Miyazaki. 120 min. ( Legendas em portugues). Classificação livre

SINOPSE: Essa é a história de Sophie, uma jovem de 18 anos vítima da maldição de uma bruxa que a transformou em uma senhora de 90 anos. Obrigada a sair de casa, Sophie encontra em seu caminho o estranho castelo de um jovem mágico, onde nossa heroína passa a viver. Apenas o mágico é capaz de ver a verdadeira Sophie por trás da imagem da velha senhora. Ele, então, se apaixona por ela. E ela também se encanta por ele. Mas, para desfazer a maldição e viver esse amor e paz, Sophie e o mágico terão que superar muitos obstáculos e buscar em seus corações a força dos sentimentos mais nobres, para juntos enfrentarem poderosos inimigos. Uma viagem fascinante e inesquecível ao fantástico mundo dos mágicos, bruxas e castelos que têm vida própria.

Dia 29, sessão às 16h:

O CASTELO ANIMADO (Japão, 2004). Direção de Hayao Miyazaki. 120 min. (Dublado em portugues). Classificação livre

Às 20h:

PAPRIKA (2006). Direção de Satoshi Kon. 90 min. (Dublado em portugues).

Classificação 12 anos

SINOPSE: Paprika mostra o mundo da fantasia e da imaginação, onde realidades e sonhos se transformam em uma sucessão de brilhantes efeitos visuais neste impressionante filme de animação do aclamado diretor Satoshi Kon. O centro da fábula mágica é uma máquina revolucionária que permite aos cientistas acessar o cérebro e gravar os sonhos. Logo após ter sido roubada, um destemido detetive e um excelente terapeuta unem forças para recuperar o aparelho antes que ele vá parar nas mãos de um “terrorista dos sonhos”

Dia 30, sessão às 16h:

MEMORIES (Japão, 2005). Direção de Katsushiro Otomo. 114 min (Legendas em portugues)

Classificação 16 anos

SINOPSE: Criado pelo célebre mestre da Animação Katsuhiro Otomo (Akira Houjin Z), Memories consiste em três histórias deslumbrantes cada uma com um estilo surpreendente. “Magnetic Rose” dirigida por Koji Morimoto (Animatrix) e baseada em um curta de Otomo, fala sobre dois viajantes espaciais que, segundo um sinal, acabam sendo levadas para um mundo magnífico criado pelas memórias de uma mulher. Tensai Okamura (Wolf’s Rain) dirige “Stink Bomb”, onde um jovem químico acidentalmente se transforma em uma arma biológica implacável pronta para atingir Tóquio. “Cannon Fooder” de Otomo mostra um dia da vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigo desconhecidos.

Às 20h:

A VIAGEM DE CHIHIRO (Japão, 2001). Direção de Hayao Miyazaki. 125 min. ( Legendas em portugues). Classificação livre


Dia 31, sessão às 16h:

O CASTELO ANIMADO (Japão, 2004). Direção de Hayao Miyazaki. 120 min. (Dublado em portugues). Classificação livre

Às 20h:

DORAEMON – O DINOSSAURO DE NOBITA (Japão, 2006). Direção de Ayumu Watanabe. Produtor Fujiko Fujio. Diretor Executivo Kozo Kusuba. 107 min, (legendas em espanhol) Classificação livre




1º FESTIVAL DO JURI POPULAR

De 2 a 8 de Fevereiro de 2009

Na Cinemateca de Curitiba

Sessão às 20h – Entrada franca

Com sede e coordenação no Rio de Janeiro, o Festival será realizado de 2 a 8 de fevereiro simultaneamente em dezoito capitais brasileiras. Nesta primeira edição, o Festival contou com 394 produções inscritas, de diversos estados brasileiros, sendo 42 selecionadas. São sete programas de filmes, sendo um hors-concours e seis competitivos. Será exibido um programa por dia, às 20h, com entrada franca. A escolha dos melhores filmes é feita pelo próprio público, em todas as dezoito localidades. Cédulas com urnas de votação, fornecidas pelo Festival, estarão à disposição do publico na Cinemateca. As categorias para votação, além do Grande Prêmio, são as seguintes: melhor ficção, animação, documentário, experimental, direção, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, ator, atriz e trilha sonora. Além de Curitiba, as cidades onde será realizado o Festival são Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Macapá, Fortaleza, São Luiz, João Pessoa, Teresina e Belém. Mais informações sobre o Festival, podem ser obtidas no site www.festivaldojuripopular.com.br .

Dia 02

Hors-Concours - 91', Classificação 16 anos – Entrada Franca.

DOSSIÊ RÊ BORDOSA de César Cabral, 15', SP, animação.Quais os reais motivos que llevaram o cartunista Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? CÂMARA VIAJANTE, de Joe Pimentel, 20', CE, documentário. Sobre os fotógrafos populares que atuam em festas e romarias no interior do nordeste.ROMANCE.38, de Vinícius Casimiro e Vitor Brandt, 15', SP, ficção.

Jorge é um escritor que mistura em seu livro seu cotidiano de matador. ENGANO, de Cavi Borges, 11', RJ, ficção.Um homem. Uma mulher. Uma cidade. DREZNICA, de Anna Azevedo, 14', RJ, documentário. Filme construído com arquivos caseiros de Super 8 dos anos 70. Uma lírica jornada através das imagens e sensações reveladas pela memória e pelos sonhos de pessoas que não enxergam. OS FILMES QUE NÃO FIZ, de Gilberto Scarpa, 16', MG, ficção.A filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.

Dia 03

Programa 1 - 89', Classificação 12 anos – Entrada Franca.

BLACKOUT, de Daniel Rezende, 10', SP, ficção.Assessor e suplente de um corrupto deputado, as voltas com o assassinato de seu chefe.MINHA TIA, MEU PRIMO, de Douglas Soares, 9', RJ, documentário.Um filme sobre as relações afetivas.OLHE PARA NÓS, de Felipe Barros e Luise Weiss, 2', SP, experimental.

Registros familiares, feitos nos anos 50 e 60, onde as pessoas olham diretamente para a câmera. Imagens de um tempo passado olhando para o presente. LOUCOS DE FUTEBOL, de Halder Gomes, 22', CE, documentário.A paixão do brasileiro pelo futebol.CIDADE DO TESOURO, de Célio Franceschet, 17', SP, ficção.

A paixão de um jovem por investigadora de polícia. O GUARDADOR, de Diego Benevides, 8', PB, documentário.As histórias de um funcionário de laboratório de anatomia.TERRA, de Sávio Leite, 5', MG, animação.Coisas ordinárias acontecem com pessoas extraordinárias.SUPERBARROCO, de Renata Pinheiro, 16', PE, ficção.A ornamentação na ruína; o escuro no claro; o silêncio na voz; o imóvel na ação.


Dia 04

Programa 2 - 96' Classificação 14 anos – Entrada Franca.

MINAMI EM CLOSE-UP – A BOCA EM REVISTA, de Thiago Mendonça, 20', SP, documentário. A trajetória da revista Cinema em Close-up, que nos anos 70 tornou-se um sucesso de vendas publicando fotos de atrizes em poses sensuais e de seu editor Minami Keizi, é o ponto de partida para se contar a história dos filmes da Boca do Lixo e seus personagens. BEIJO FRANCES, de Paulo F. Camacho, 10', RJ, ficção.A intimidade de um casal que se depara com a solidão. NO TEMPO DE MILTINHO, de André Weller, 18', RJ, documentário. Investigação musical sobre Miltinho, cantor atuante desde os anos 40, conhecido como o rei do ritmo. NOITE DE SERÃO, de Fernando Secco, 15', RJ, ficção. Cinco caras... um sofá... uma esquina... e... nada a fazer. A ARMADA – O OUTRO LADO DO DESCOBRIMENTO, de Ric Oliveira, 14', SP, animação. Filme de animação inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha e Os Lusíadas de Camões. Narra a viagem do descobrimento do Brasil, onde os Deuses do Olimpo são representados pelos Orixás do Candomblé. A MULHER BIÔNICA, de Armando Praça, 19', CE, ficção.

Um dia e duas lembranças da vida de Marta.

Dia 05

Programa 3 - 96' Classificação livre – Entrada Franca.

CÂES, de Adler "Kibe" Paz e Moacyr Gramacho, 16', BA, ficção. No sertão nordestino, Inácio, um jovem líder camponês, luta contra a aristocracia da região.

X CORAÇÃO, de Lisandro Santos, 12', RS, amimação. O amor platônico de Alex, chapista que faz o melhor Xis da cidade, por Val, a band-lider que freqüenta a lanchonete onde ele trabalha. NEM MARCHA NEM CHOUTA, de Helvécio Marins Jr., 7', MG, experimental. Nem lá nem cá...TIRA OS ÓCULOS E RECOHE O HOMEM, de André Sampaio, 20', RJ, ficção. A historia da composição da música “Tira os Óculos e Recolhe o homem”, de Jards Macalé e Moreira da Silva. EU E OS CROCODILOS, de Marcela Arantes, 17', SP, ficção.

A descoberta do outro e os conflitos emocionais típicos da adolescência. CODA, de Marcos Camargo, 9', SP, experimental.Verdades, fantasias e delírios de três bailarinas.

PRETINHO BABYLON, de Cavi Borges e Emílio Domingos, 17', RJ, ficção.

Um rastafari vivendo na grande Babylon.

Dia 06

Programa 4 - 94' Classificação 12 anos – Entrada Franca.

A CIDADE CARGUEIRO, de Aline Frey, 14', BA, ficção. As brincadeiras inventadas por dois meninos que sonham com a Metropoli. CASA DE ÁQUINAS, de Daniel Herthel e Maria Leite, 5', MG, animação.Uma chave inicia o funcionamento de uma complexa estrutura mecânica onde, planejadas reações em cadeia e acaso se misturam. O VAMPIRO DO MEIO-DIA, de Anita Rocha da Silveira, 19', RJ, ficção. No verão mais quente de sua vida, adolescente descobre o prazer em meio a ônibus, balões, Darth Vader e leis de Newton. CLINCH, de Estevan Santos, 12', SP, ficção.Um dia de trabalho de um vingador de aluguel e o passado que determinou seu presente. RETRATOS DA VÓ ANA, de Patrícia Francisco, 5', SP, experimental. Jovem às voltas com imagens e lembranças da avó.LANDAU 66, de Fernando Sanches, 11', SP, ficção.Retrato irônico da superficialidade e vulnerabilidade da vida do jovem de classe média no Brasil. UM DIA BOM PARA NADAR, de Jose Eduardo Limongi, 3', RJ, ficção. Enquanto ela trabalha, ele faz o que pode para se distrair em casa.TARABATARA, de Júlia Zakia, 23', SP, documentário.Sobre o cotidiano de uma família cigana no sertão de Alagoas.

Dia 07

Programa 5 - 92' Classificação 12 anos – Entrada Franca.

POLIEDRO, de Felipe Moraes, 20', SC, ficção. André acaba de sair de uma festa de família para se encontrar com seus amigos. Aqui inicia seu trajeto pela noite, tendo como pano de fundo a cidade e suas luzes, na tentativa de afastar a solidão que o persegue. A ESPERA, de Fernanda Teixeira, 15', RJ, ficção. Cotidiano de um homem que espera pelo momento de sua morte, acompanhado apenas por seu cão.

CAFÉ COM LEITE, de Daniel Ribeiro, 18', SP, ficção. Quando os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre video-games e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.

PASSO, de Alê Abreu, 4', SP, animação.Um pássaro e sua gaiola. A GARRAFA DO DIABO, de Fernando Coimbra, 15', SP, ficção. Alfredinho tem treze anos e uma infeliz missão: entrar na casa do velho doido Manuelzinho e roubar a garrafa que, dizem, tem dentro um diabo preso. O GUARANI, de Cláudio Marques e Marília Hughes, 20', BA, documentário. Documentário sobre o Cine Guarani, espaço de encontro e formação de cinéfilos e cineastas de várias gerações.

Dia 08

Programa 6 - 99' Classificação 12 anos – Entrada Franca.

HIATO, de Vladimir Seixas, 20', RJ, documentário. Ocupação de um shopping da zona sul carioca, em agosto de 2000, por um grupo de manifestantes. SALTOS, de Gregório Graziosi, 8', SP, experimental.Atleta de santos ornamentais, às voltas com a perda da audição. OS SAPATOS DE ARISTEU, de Renè Guerra, 17', SP, ficção.

O corpo de uma travesti morta é preparado por outras travestis para o enterro. A família, após receber o corpo decide enterrá-la como homem. Uma procissão de travestis se encaminha ao velório para reclamar a identidade construída da falecida. VOLTAGE, de William Paiva e Filippe Lyra, 4', PE, animação. Robôs meio-humanos e meio-sintetizadores, movidos por doses cavalares de energia se conectam num transe elétrico e caótico. MUITO ALÉM DO CHUVEIRO, de Poliana Paiva, 17', RJ, documentário. A febre do karaokê: pessoas se divertem na noite carioca. BIBLIOFAGIA, de Renato Cunha, 14', DF, ficção. Clarice Lispector, Franz Kafka, George Orwell, Manuel Bandeira e... Genésio, um bibliotecário que desde a infância devora livros. QUE CAVAÇÃO É ESSA?, de Estevão Garcia e Luís Rocha Melo, 19', RJ, ficção. Hoje: programa duplo: “um churrasco na estância do coronel Alexandrão, (film do natural, anos 1910); “restaurare” (complemento nacional n 9545, 1974). A sessão começa quando você chega. Sempre um bom programa!

Nenhum comentário: