sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

LUISITO

Pode a presença de um animal de estimação fazer voltar a cor para os dias de alguém? Em Luisito – Uma história de amor, Susanna Tamaro nos mostra que sim. Com uma narrativa comovente, ela nos apresenta Anselma, uma professora aposentada que vive sozinha depois que os filhos saíram de casa e o marido morreu. Sua triste rotina muda por completo quando ela encontra um belo papagaio abandonado. Ao decidir cuidar da ave, a personagem afasta a melancolia e redescobre a vontade de viver.

O LIVRO
LUISITO
de Susanna Tamaro


Páginas:128



Mal sabia Anselma que o gesto rotineiro de jogar o lixo fora na caçamba do outro lado da rua lhe traria uma grata surpresa. Depois de ouvir um barulho estranho em meio aos papéis, a professora encheu-se de coragem e usou um cabo de vassoura para remexer na pilha de detritos, em busca da criatura que emitia o som. Ao cutucar uma caixa de leite vazia, descobriu um papagaio de plumagem colorida e olhos suplicantes. Com pena, resolveu levar a ave para casa. Na manhã seguinte, deu-lhe o nome de Luisito, em homenagem a Luisita, sua grande amiga dos tempos do curso normal.

Pouco a pouco, a presença de Luisito estimula sua dona a sair da inércia em que se encontrava. Anselma passa a prestar mais atenção nas notícias transmitidas pela televisão, retoma o jogo de palavras cruzadas esquecido sobre a mesa, vai às compras mais vezes, decide reorganizar a casa, jogando fora coisas guardadas há anos em um depósito, e até resgata antigas paixões, como os discos de canções napolitanas. Os telefonemas dos filhos, recebidos em dias alternados, deixam de ser sua única distração.

Conforme vai derretendo as camadas de gelo que envolviam o seu coração, a professora recupera o amor próprio. Velhas recordações, como as inúmeras conversas com Luisita e os anos de trabalho com os alunos, tomam conta de sua mente e conduzem a um balanço da própria vida. Mas, depois de oferecer uma festa aos seus antigos colegas de magistério, Anselma é apanhada de surpresa: um vizinho irritado denuncia a presença do papagaio no apartamento e a ave é apreendida. Seria o fim da relação dos dois? Mais do que um relato sobre um animal de estimação, Luisito – Uma história de amor é uma fábula moderna sobre amizade e esperança, que promete conquistar leitores de todas as idades.

A AUTORA
Susanna Tamaro nasceu em Trieste, Itália, no ano de 1957, embora tenha habitado em Roma durante a maior parte da sua vida. Em 1994 eclode o sucesso Vai Aonde Te Leva o Coração, o bestseller que já vendeu mais de 6 milhões de exemplares no total dos países onde foi publicado. Actualmente, é proprietária de uma pequena herdade em Orvieto, em pleno coração da Umbria, onde encontrou um retiro espiritual que lhe confere a paz e tranquilidade necessárias para escrever.

Durante os anos de estudo, teve empregos temporários em emissoras italianas, como a RAI e o terceiro canal. Em 1989, teve o primeiro livro publicado – La testa tra le nuvole –, seguido por A uma só voz, de 1991. O sucesso foi alcançado três anos mais tarde ao lançar Vá aonde seu coração mandar, editado no Brasil pela Rocco, assim como De volta à casa, O Círculo Mágico, Responda-me, Tobias e o anjo, A uma só voz, Alma do Mundo e Papirofobia.

Formada em cinema, Susanna escreveu e dirigiu o primeiro filme em 2004, Nel mio amore. Em 2006, além de ter lançado Ouça a minha voz (lançado no Brasil em 2007 pela Rocco), a escritora desenvolveu um espetáculo teatral junto com outras autoras italianas.

Além dos títulos já citados, dela, a Editora Rocco publicou mais recentemente, em 2009, Luisito - Uma história de amor. Susanna, hoje em dia, vive na cidade italiana de Orvieto, na Úmbria, onde desfruta da tranquilidade necessária para escrever.

UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: