sábado, 6 de dezembro de 2008

Fim de semana com lançamentos e feira de gravura no Solar do Barão



O Centro Cultural Solar do Barão promove neste fim de semana a Feira da Gravura, uma palestra e o lançamento do catálogo da exposição de Carlito Carvalhosa. Segunda-feira começa um curso de gravura em metal.

O Centro Cultural Solar do Barão promove neste fim de semana uma série de atividades artísticas. Sábado e domingo (6 e 7), durante todo o dia, acontece a Feira da Gravura, com lançamento de edições, exposição e venda de obras. A feira ocupa as instalações da Loja da Gravura e reúne a produção de arte realizada nos ateliês do Museu da Gravura, em outros ateliês da cidade e também trabalhos de artistas renomados. Dentro dos ateliês de gravura os artistas estarão realizando a venda direta de suas obras.

Outro evento programado para o sábado é a palestra e o lançamento do catálogo da exposição do artista plástico paulista Carlito Carvalhosa, que está aberta no Solar do Barão. Carlito Carvalhosa expõe a instalação Meus Olhos, um projeto desenvolvido especificamente para aquele local. O artista movimenta o espaço expositivo e estabelece um convívio quase insustentável entre o espaço e a obra exposta.

Carlito Carvalhosa é um destacado integrante do cenário das artes brasileiras, tendo tomado parte da chamada Geração 80, marcada não apenas pela súbita explosão de jovens artistas, mas, fundamentalmente, pela significativa contribuição ao processo de amadurecimento do ambiente artístico. Em 1982, Carvalhosa fundou o atelier Casa 7 e, desde então, tem participado de importantes mostras de arte, individuais e coletivas, somando no extenso currículo um grande número de trabalhos que discutem a própria condição de obra na contemporaneidade e suas relações com a arquitetura e o espaço público.

Curso - Para encerrar as atividades do ano, o Centro Cultural Solar do Barão também oferece um curso de férias. De 8 a 12 de dezembro, a artista plástica Paula Monteiro orienta a oficina de Gravura em Metal, com uma turma pela manhã e outra à tarde. O investimento é de R$ 40 e as aulas acontecem das 9h às 12h e das 15h às 18h. Informações pelo telefone (41) 3321-3373.

Aberto a todos os interessados na prática da gravura em metal, sem necessidade de conhecimentos prévios e com idade mínima de 18 anos, o curso tem por objetivo desenvolver as técnicas a partir da experimentação direta, além de estimular a produção artística e o desenvolvimento da poética pessoal. Os participantes terão acesso aos diferentes tipos de chapas – como cobre, ferro, alumínio e latão – e instrumentos de gravação, com explicações sobre as diversas possibilidades de trabalho e necessidades específicas de cada metal.

Serviço:

Atividades no Centro Cultural Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533.

Feira da Gravura (nas instalações da Loja da Gravura e nos ateliês)

Data: 6 e 7 de dezembro de 2008. Sábado, das 11h às 20h; domingo, das 11h às 18h

Palestra e lançamento do catálogo de Carlito Carvalhosa

Data: 6 de dezembro (sábado), às 11h

Entrada franca.

Curso de Gravura em Metal, com orientação de Paula Monteiro

De 8 a 12 de dezembro, com duas turmas ( das 9h às 12h e das 15h às 18h)

Inscrições: R$ 40

Informações: (41) 3321-3373.

Nenhum comentário: