sábado, 22 de novembro de 2008

Mais Espesso que a Água


Mais Espesso que a Água
de LUÍS QUINTAIS



A ruína das nossas vidas imaginadas
acolhe-nos, inocenta-nos.
"Inocência", p. 15.

Por princípio não resenho poesia. Poesia se sente, se gosta, ou não. Pois bem, desta eu gosto. E muito. Eduardo Cruz


O AUTOR

Luís Quintais nasceu em 1968 em Angola. É antropólogo social de profissão, leccionando presentemente no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra. Nesta qualidade, desenvolveu investigação de arquivo e de terreno sobre o exercício e as implicações públicas e forenses da psiquiatria. Trabalha actualmente sobre as relações entre arte, ciência e cognição.

Como poeta, está representado em diversas antologias, encontrando-se traduzido em inglês, alemão, castelhano, francês e croata. Publicou o seu primeiro livro de poesia, A Imprecisa Melancolia, em 1995, com o qual arrecadou o Prémio Aula de Poesia de Barcelona.

Em 1999 regressa à poesia, publicando os livros Umbria na extinta Pedra Formosa e Lamento nos Livros Cotovia. Dois anos depois, lança Verso Antigo com a chancela da Cotovia. Angst (2002) é o seu terceiro livro de poesia publicado pelos Livros Cotovia.

Um lançamento da





Responsável pela edição, pela primeira vez em língua portuguesa, de vários autores de renome internacional, e também pela descoberta e promoção de alguns autores rapidamente reconhecidos como os ‘novos’ da literatura portuguesa, a Cotovia é ainda uma das raras editoras que em Portugal publica regularmente textos dramáticos (portugueses e em tradução). Para além das colecções centrais — Ensaio, Ficção, Poesia, Teatro — a Cotovia concretizou nos últimos anos alguns projectos importantes: as colecções Biblioteca do Vinho, Outono - Inverno (sobre a velhice), Biografias, Sabiá. Criou uma nova chancela, Os livros da raposa, com três colecções: humor, ficção e biografia. Em colaboração com os Artistas Unidos, continua a edição de "Livrinhos de teatro" e da revista Artistas Unidos, tendo editado já perto de 35 títulos. Em colaboração com as editoras Assírio&Alvim e Relógio D'Água, deu início à colecção BI — Biblioteca Editores Independentes que, em 2008, se constitui como sociedade editora de livros de bolso, tendo publicado já perto de 50 títulos.

O primeiro foi editado em 1988. Hoje publicamos cerca de 40 títulos anualmente. São já mais de 500. Continuamos a ser uma pequena editora, para um público exigente. No coração de Lisboa, entre o Chiado e o Bairro Alto, no rés-do-chão da sede da editora, a livraria Cotovia põe à disposição dos leitores todo o seu catálogo.

Nenhum comentário: