Palestras, exibição de vídeos e lançamentos de documentários
estão na programação do encontro, no Memorial de Curitiba
De 28 a 30 de novembro, o Memorial de Curitiba será sede do II Seminário de Patrimônio Imaterial, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. O patrimônio imaterial, tema que vem sendo discutido nos últimos anos, é tudo aquilo que as comunidades reconhecem como parte integrante de sua cultura: expressões, conhecimentos, práticas, objetos, artefatos, lugares. A abertura do encontro acontece às 9h de sexta-feira (28), com a presença da professora Márcia Kersten, da Universidade Federal do Paraná. A entrada é franca e os interessados devem fazer suas inscrições no início do seminário.
Os trabalhos do seminário começam efetivamente às 9h30, com a explanação da professora Lúcia Lippi, da Fundação Getúlio Vargas (RJ), sobre o tema Do folclore ao bem imaterial. Às 10h45 acontece o lançamento do documentário A broa nossa de cada dia: memória e identidade das gerações curitibanas, de Juliana Reinhardt e Victor Augustos.
Ainda na sexta-feira, às 14h, Deborah Agulham Carvalho discorre sobre O jazz em Curitiba como elemento significante para os contornos do cenário sociocultural da cidade. Na seqüência, às 15h45, lançamento do vídeo Música subterrrânea: o jazz em Curitiba como elemento significante para os contornos do cenário sociocultural da cidade, das professoras Deborah Agulham Carvalho e Luciana Patrícia de Morais, mais Luciano Coelho (cineasta) e Marcelo Munhoz (produtor), ambos do Projeto Olho Vivo.
No sábado (29), às 9h, Emilio Boschilia fala sobre Derradeiros artesãos de uma cultura rural; às 14h a professora Valéria Oliveira Santos, da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, aborda o tema Alfaiates e alfaiatarias em Curitiba e, às 15h45, lançamento do documentário O universo Hip-Hop em Curitiba, de Conceição Aparecida dos Santos, Nivaldo Lopes (Palito), Ozanam A. de Souza e Rafael Lopes de Lima e Silva.
No domingo (30), às 9h, Patrícia Martins e Allan de Oliveira discorrem sobre Curitiba ao som da viola – uma Canja no circuito de música sertaneja em Curitiba. Um documentário acerca do tema será exibido às 10h45. O seminário encerra ao meio-dia com show de violeiros na Praça Iguaçu do Memorial de Curitiba.
Serviço:
II Seminário de Patrimônio Imaterial
Data: de 28 a 30 de novembro de 2008
Local: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
Entrada franca
Inscrições no local
Nenhum comentário:
Postar um comentário