terça-feira, 25 de novembro de 2008

Exposições do Solar do Barão e do Memorial continuam em cartaz até início de 2009






















As mostras em cartaz no Solar do Barão e no Memorial de Curitiba tiveram suas datas de encerramento prorrogadas para janeiro e fevereiro

As exposições que estão abertas no Centro Cultural Solar do Barão e no Memorial de Curitiba tiveram seus prazos de encerramento prorrogados para o início do ano que vem. No Solar do Barão, as exposições Escarlate e Negro, de Larissa Franco; Trajestórias, de Márcia Széliga; Sobre, de André Rigatti; Três, de Carla Vendrami; Gravura Contemporânea – Diálogos, com obras do acervo municipal; e Caverna, de Juliana Stein podem ser vistas até 1º de fevereiro. A exposição Meus Olhos, de Carlito Carvalhosa, encerra no dia 25 de janeiro. No Memorial de Curitiba, a mostra Museu na Escola – Acervo da Fundação Cultural de Curitiba, permanece até 4 de janeiro. A exposição Deus Mora nos Detalhes, de André Malinski, foi prorrogada até 1º de fevereiro.

Mostras do Solar - O artista paulista Carlito Carvalhosa mostra a instalação Meus Olhos, um projeto desenvolvido especificamente para esse local. O artista movimenta o espaço expositivo e estabelece um convívio quase insustentável entre o espaço e a obra exposta. Carlito Carvalhosa é um destacado integrante do cenário das artes brasileiras, tendo tomado parte da chamada Geração 80.

Gravuras e desenhos inéditos de Larrisa Franco estão na mostra Escarlate e Negro. Carla Vendrami apresenta obras formadas a partir da sobreposição de lâminas de acrílico que exploram a matriz serigráfica em discursos cromáticos diferenciados.

A exposição de Márcia Széliga traz um recorte da excepcional produção de ilustrações da artista paranaense, elaboradas para livros infantis. As delicadas tramas e as cores originais de linho puro e algodão, montadas sobre tela, são o suporte para as serigrafias que André Rigatti.

O Solar do Barão abriga ainda a exposição Gravura Contemporânea – Diálogos, que apresenta cerca de meia centena de obras, com a curadoria de Nilza Knechtel Procopiak. Na mostra estão obras de destacados artistas paranaenses ou aqui radicados, como Fernando Calderari, Elvo Benito Damo, Juliane Fuganti, Dulce Osinski, Ana Gonzalez, Gilda Belczak e Larissa Franco.

Nas salas do Museu da Fotografia encontra-se a mostra Caverna, da fotógrafa Juliana Stein, formada por 30 imagens com dimensões variadas, que propõem explorar experimentalmente as relações com nossos semelhantes. A artista sugere um jogo de aproximação e afastamento com questões como o desejo.

Exposições do Memorial - No Memorial de Curitiba, a exposição Deus mora nos detalhes reúne trabalhos do artista plástico André Malinski. São nove telas com recortes de imagens de santos impressas em tecido e complementadas com bordados, além de livro de fotografias e um vídeo que integram o projeto desenvolvido pelo artista.

No Memorial também estão obras originais do acervo público municipal que foram escolhidas para o projeto Museu na Escola. As obras retratam o pensamento artístico de diferentes épocas e contemplam diversas formas de expressão. Nessa exposição, o público tem contato com o trabalho de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles, Pablo Picasso, Andy Warhol, Frans Krajcberg, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Cândido Portinari, Manabu Mabe, Aldemir Martins, Alberto da Veiga Guignard, Poty Lazzarotto, Guido Viaro, Theodoro de Bona, entre outros.

Serviço:

Exposições no Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533)

Data: Exposição de Carlito Carvalhosa, até 25 de janeiro de 2008. As demais exposições, até 1º de fevereiro.

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h

Entrada franca. Informações: (41) 3321-3269

Serviço:

Exposições no Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Data: Exposição Museu na Escola, até 4 de janeiro de 2009. Exposição de André Malinski, até 1º de fevereiro de 2009.

Horário: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h

Entrada franca. Informações: (41) 3321-3263

Nenhum comentário: