quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Coral Brasileirinho festeja 15 anos de musicalidade



O espetáculo “Eu sou mais Brasileirinho”, neste fim de semana, promete

muita música e energia, com um repertório de canções populares.


Um repertório de canções brasileiras consagradas marca o espetáculo Eu sou mais Brasileirinho, que comemora os 15 anos de existência do Coral Brasileirinho, grupo musical da Prefeitura de Curitiba. Para relembrar os melhores momentos dessa trajetória artística, o Coral Brasileirinho sobe ao palco do Teatro do Museu Oscar Niemeyer, às 18h de sábado (8) e às 16h de domingo (9), levando ao público talento, criatividade e sensibilidade.

Formado por 24 crianças com idades que variam de 8 a 13 anos, o Coral Brasileirinho tem direção artística de Milton Karam e Helena Bel. O show deste fim de semana conta com adereços de Kátia Horn e iluminação de Nádia Luciani, mais a participação dos músicos Cristina Castro Loureiro (piano e teclado), Bruno Karam (baixo elétrico), Johnny Dionysio (bateria), João Egashira (violão) e Denis Mariano (percussão). As atrações completam-se com intervenções de ex-componentes do coral.

Criado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo.

No repertório do Brasileirinho, desenvolvido ao longo de seus 15 anos de existência, estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Com um histórico de dez espetáculos temáticos, o Brasileirinho acumula mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes. Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral acontece em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorrerá o Brasil até o fim do ano e depois será levado aos Estados Unidos, em maio de 2009.

Os diretores – Responsável pela direção cênica do Coral Brasileirinho, o arquiteto e compositor Milton Karam criou o grupo em 1993, juntamente com a arte-educadora Simone Cit, a convite do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB), uma das unidades da Prefeitura Municipal. Naquele espaço também chefiou o Setor de Divulgação e Produção Musical, de 1995 a 2002. Vencedor do 1º Festival da Canção Ecológica do Paraná (1996), Milton ministrou cursos de Coral Infantil em várias edições da Oficina de Música de Curitiba e do Festival de Inverno de Antonina (PR).

O expressivo repertório de canções infantis do compositor conquistou diversas escolas de Curitiba, destacando-se a produção iniciada em 2001, em parceria com a Escola Trilhas, com mais de 90 canções registradas em seis CDs. O penúltimo disco, Da Boca Pra Fora, lançado em 2006, foi semifinalista do Prêmio Tim de Música-2007. O CD Olha Só Quem Vem Aí, de 2005, com canções para o Instituto Educacional Stagium, de Diadema (SP), foi recomendado pelo compositor Toquinho e sua produtora Circuito Musical. A cantora e violinista Helena Bel, que responde pela direção musical do Coral Brasileirinho, é formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, com especialização em Educação Musical/Coral. Como cantora, já participou de vários grupos vocais e cênicos e, atualmente, integra O Tao do Trio, com destaque nacional.

No seu currículo consta o primeiro lugar no Concurso para Intérpretes de MPB do SESC da Esquina (1993), além da criação do 1º Concurso Artístico Infanto-juvenil do projeto Karatê Piá no Esporte. Como violinista, Helena Bel foi spalla na Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba, de 1992 a 2001, além de atuar como regente assistente da Orquestra À Base de Corda, na sua primeira formação com cordas de arco, grupo no qual hoje participa como violinista. Também é professora do Conservatório de MPB, desde 1996, e da Escola de Música Suzuki.

Serviço:

Espetáculo Eu sou mais Brasileirinho, em comemoração aos 15 anos do Coral Brasileirinho

Datas e horários: dia 8 de novembro (sábado), às 18h; dia 9 de novembro (domingo), às 16h

Local: Teatro do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (para estudantes, pessoas com idade acima de 60 anos e para quem levar um quilo de alimento não perecível)

Canções no repertório do espetáculo:

LINDO LAGO DO AMOR – Gonzaguinha

ALEGRIA DA VIDA – Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Celson Motta

DEL, O FANTASMA ENGRAÇADO – Milton Karam

LUZ DA LIGHT – Adoniran Barbosa

TU TU TU TUPI – Hélio Ziskind

NA MINHA CASA TEM – domínio público

MARCHA DA KOMBI – Wandi Doratiotto

AS MARIPOSA – Adoniran Barbosa

CAVALO FERRO – Fagner e Ricardo Bezerra

CANÇÃO DO TEMPO – Osiel Fonseca de Souza e Coral Brasileirinho

COMUNICAÇÃO – Edson Alencar e Hélio Matheus

MENSAGEM – Cícero Nunes e Aldo Cabral

MESTRE JONAS – Sá, Rodrix e Guarabyra

O BOM – Carlos Imperial

CUCO MALUCO – Haroldo Lobo e Milton Oliveira

O QUE VIVALDI TEM A VER COM CURITIBA – Milton Karam e Maria Inês W.Galvão

O CIRCO – Milton Karam

Integrantes do Coral Brasileirinho:

Bárbara Torres, Bruno Geronymo, Carolina Zagonel, Christian Freitas, Ciro Parisi, Dara Van Doorn, Eduardo da Silva, Enzo Amaral, Francisco Wolf, Gabriel Martins, Gersino Ribeiro, Giulia Gaio, Jade Faria de Alice, João Pedro Soares, Júlia de Oliveira, Laura Amaral, Laura Sampaio, Luana Akemi Leite, Luana Karam, Luara Albuquerque, Luiza Zagonel, Maria Luiza Vourakis, Tábatha Colossi e Thiago Bueno.

Nenhum comentário: